Japão acolhe retrospetiva de João Pedro Rodrigues

O realizador português João Pedro Rodrigues ruma este mês ao Japão, onde será exibida uma retrospetiva da obra cinematográfica em Tóquio e Kawazaki.

A retrospetiva decorrerá entre os dias 23 e 31 deste mês, estando previstas conferências com João Pedro Rodrigues e também com João Rui Guerra da Mata, co-realizador de Alvorada Vermelha e A última vez que vi Macau.

Além daquelas duas cidades, a retrospetiva deverá ser mostrada em Kansai. O ciclo inclui as longas de ficção Fantasma, Odete e Morrer Como Um Homem, as curtas China China e Parabéns e os documentários Esta é a minha casa e Viagem à Expo 1998.

O cinema de João Pedro Rodrigues, elogiado pela crítica internacional, já esteve em retrospetiva em Harvard, nos Estados Unidos, em 2010, e tem integrado a programação de festivais internacionais como os de Cannes, Toronto, Veneza e Locarno.

A última vez que vi Macau, o mais recente filme, feito em parceria com João Rui Guerra da Mata, que tem estreia comercial em Portugal no próximo dia 14, também integra este ciclo.

De acordo com a embaixada de Portugal no Japão, em Tóquio e Kawasaki também serão exibidos este mês outros filmes portugueses ou de produção nacional: Tabu, de Miguel Gomes, As Linhas de Wellington, de Valéria Sarmiento, e Centro Histórico, assinado por Manoel de Oliveira, Pedro Costa, Aki Kaurismaki e Victor Erice, encomendado por Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG