Dois filmes sobre a vida de Tolkien

Depois do sucesso das adaptações cinematográficas de obras de J.R.R. Tolkien, é a vez da sua vida servir de material fílmico a dois filmes, a estrear no próximo ano.

Com estreia prevista para 18 de dezembro deste ano, Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos marca o fim da segunda trilogia de Peter Jackson baseada na obra de Tolkien e o término de uma proveitosa relação de 13 anos. Não querendo deixar esquecer a mente por de trás da Terra Média, a Fox Searchlight e a Attractive Films estão a desenvolver produções baseadas na vida do autor.

De acordo com o Hollywood Reporter, a produtora britânica Attractive Films está a preparar o filme Tolkien & Lewis, concorrendo com a Fox Searchlight na tentativa de impressionar os milhões de fãs do linguista tornado escritor. O filme narra a história da amizade e subsequente afastamento de dois dos escritores mais célebres do século XX: J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis.

A realização caberá a Simon West (Con Air, Mercenários 2), enquanto, de entre os produtores, se destaca Mark Cooper (Chocolate, A paixão de Shakespeare, Sete dias com Marilyn), Michael O'Sullivan (ex vice presidente da Paramount Pictures) e Joan Lane (O Discurso do Rei).

Do outro lado do oceano, Tolkien é o título do filme da Fox Searchlight, baseado no argumento do irlandês David Gleeson, numa abordagem à vida do autor que promete ser mais objetiva que a da competidora independente. Desenvolvido pela Chenin Entertainment para a Fox Searchlight, o filme procura abranger a vida inteira do autor: soldado na Primeira Guerra, descodificador na Segunda, professor universitário durante trinta anos, entre muitas outras coisas.

Estas biopics não são as primeiras tentativas de trazer a vida do autor de Senhor dos Anéis ao grande ecrã e as produções não estão a salvo da Tolkien Estate, que ainda não se pronunciou sobre as adaptações em causa, mas já impediu outros filmes sobre a vida de Tolkien de chegar a ver as telas de cinema.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG