"Citizenfour" estreia para a semana mas já esteve online

Vários sites de informação noticiaram que o filme tinha sido disponibilizado gratuitamente na internet, mas afinal tratava-se de uma versão ilegal e os links acabaram por ser retirados.

O filme Citizenfour estreia-se nas salas portuguesas apenas na próxima semana, mas ontem, durante algumas horas, uma ligação para ver o documentário foi partilhada por milhares de pessoas em todo o mundo. Vários sites de informação, como o Huffington Post, noticiaram que o filme tinha sido disponibilizado gratuitamente na internet, mas afinal tratava-se de uma versão ilegal e os links acabaram por ser retirados.

Vencedor do Óscar para Melhor Documentário, Citizenfour centra-se na figura de Edward Snowden, o analista informático norte-americano que denunciou algumas práticas de vigilância e espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) para onde trabalhava.

A documentarista Lauren Poitras, que já há muito investiga as questões relacionadas com defesa e segurança, foi uma das pessoas que em janeiro de 2013 recebeu um mail do "Citizen Four" (Cidadão Quatro) e que depois se encontrou com Snowden em Hong Kong para receber os documentos da NSA. O filme, que agora realizou, é baseado nesses encontros, com Snowden e com o jornalista Glen Greenwald.

Nos EUA, a HBO está a disponibilizar o filme para os seus assinantes. No Reino Unido, pode ser visto pelos assinantes do Channel 4. Em Portugal, o filme Citizenfour estreia no próximo dia 12.

Veja o trailer de Citizenfour:

[yotube:XiGwAvd5mvM]

Mais Notícias

Outras Notícias GMG