'A Vida de Pi': Os salteadores da aventura perdida

Baseado no romance homónimo de Yann Martel, o filme de Ang Lee narra uma aventura, em pleno oceano, num barco onde viajam um rapaz e um tigre.

Título: 'A Vida de Pi'

Realização: Ang Lee

Com: Suraj Sharma, Gerard Depardieu, Tabu

Para alguns projectos da grande indústria, o digital e o 3D passaram a existir como ferramentas compulsivas. A Vida de Pi, de Ang Lee, é mais uma ilustração desse misto de sofisticação e ostentação que passou a contaminar o labor narrativo de certos filmes. Por um lado, o cineasta tem à disposição uma panóplia de recursos digitais (impressionantes, é um facto) que lhe permite encenar o longo capítulo em que o jovem Pi Patel (Suraj Sharma) sobrevive no alto mar na companhia do tigre que, devido a um erro burocrático, recebeu o nome de "Richard Parker"; por outro lado, cedo começamos a sentir que essa "digitalização" de todos os elementos (o tigre, o céu, o oceano, etc.) funciona, não como uma via de expressão, mas como único objectivo narrativo.

As coisas complicam-se a partir do momento em que o filme (não conheço o livro) se vai reduzindo a uma colecção de lugares-comuns sobre a arte da "sobrevivência" e a crença na possibilidade de o ser humano se "transcender". São questões que Ang Lee alimenta de forma aplicada e académica, como se precisasse da sua dimensão "filosófica" para legitimar a acumulação arbitrária de proezas digitais (incluindo algumas noites brilhantes que imitam, mal, a iconografia de vulgares anúncios televisivos de perfume).

As limitações do projecto estão bem espelhadas na personagem do escritor (Rafe Spall). É ele que escuta as memórias de Pi Patel, em adulto (Irrfan Khan), numa pose beata que parece acreditar que as emoções da aventura estão garantidas, à partida, pelo exotismo que atribui ao seu interlocutor. Dito de outro modo: a fundamental lição de Indiana Jones parece andar à deriva. Que lição? A de que a aventura começa no desejo de descoberta, não no inventário dos respectivos instrumentos de trabalho.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG