Bollywood apaixona-se por Lisboa e há filme a caminho

Primeira produção indiana rodada em Portugal estreia-se em fevereiro de 2016. Uma história de amor, por acaso, no aeroporto - tal como a do realizador quando conheceu Lisboa

Está na forja um aeroporto indiano em Lisboa. Foi ontem apresentado o projeto da primeira produção Bollywood inteiramente rodada em Portugal. Chama-se Aeroporto- Shaira & Me e é uma co-produção entre a Windmill Entertainment e All Around Globe. A primeira é uma produtora de Shekhar Suman, vedeta de Bollywood, e a segunda uma nova produtora que acaba de abrir escritório em Portugal.

O filme, cuja rodagem decorre em abril maioritariamente em Lisboa e com passagens pelo Porto e o Algarve, é uma história de amor entre uma jovem do Médio Oriente e um indiano. Os dois descobrem Lisboa ao mesmo tempo que se apaixonam depois de serem obrigados a permanecer na capital após uma emergência no avião. O protagonista é o realizador, a vedeta de Bombaim Adhyayen Suman, precisamente filho de Shekhar Suman. Para ele, além de história de amor, este filme será uma história de descoberta pessoal. "Ao descobrir Lisboa respirei fundo e apaixonei-me. Descobri a cidade por acidente, estava com a minha equipa e íamos para um outro país, mas depois só quis filmar aqui. Esta é a minha estreia como realizador e queria filmar onde nenhuma outra produção de Bollywood tenha estado. Queria algo de novo, espero que tudo corra bem. As pessoas têm sido muito bondosas, aliás, conheço o mundo inteiro e nunca vi povo tão bondoso. Quero já filmar de novo aqui em 2017, dessa vez um filme de ação".

Aeroporto- Shaira & Me terá um elenco com dezenas de atores portugueses em papéis secundários e, segundo JP Rengarajan Jaiprash, o CEO da All Around Globe, muito em breve serão anunciados os nomes. Na apresentação num hotel de luxo estavam presentes nomes como António Pedro Cerdeira, Luís Esparteiro, Miguel Monteiro entre outras caras conhecidas das telenovelas, bem como agentes e diretores de casting, o que dá a entender o tipo de escolhas para estes papéis. As filmagens estão previstas para meados de abril e o objetivo do filme será "mostrar a beleza de Portugal para o mercado turístico indiano". À imprensa os produtores garantem que Lisboa vai ser filmada de forma a que muitos indianos optem por escolher a cidade como destino turístico. "Depois deste filme Paris deixará de ser a capital romântica do mundo, Lisboa vai ficar ainda mais romântica", disse o realizador. E como não poderia deixar de ser, estão prometidos muitos números musicais com coreografias ao som de hip-hop, baladas e música indiana variada.

Baile no Benfica

A apresentação do filme serviu também para a All Around Globe mostrar o seu cartão de visita. Esta produtora de Bombaim tem agora escritório em Lisboa depois da Tailândia, Índia e Suíça. "Vamos trazer em força Bollywood a Portugal. A partir de agora muitos filmes indianos vão ser feitos cá. Há três anos descobri Lisboa e já filmei cenas aqui para quatro grandes filmes de Bollywood. Adoro Portugal!". Na verdade, num vídeo com montagem de vários filmes de Bollywood, vimos imagens de obras como Pandaga Chesko e Balupu, com cenas de ação e musicais em variados locais turísticos emblemáticos do país. Curiosa foi a recorrência com o Benfica - viram-se sequências com bailados no Estádio da Luz e mulheres esculturais com a camisola do campeão nacional. A explicação está no facto de Luís Alves ser o produtor português contratado pela All Around Globe: "isto não é por acaso, na All Around Globe somos todos do Benfica. Aliás, no futuro esta produtora vai querer também produzir cinema português e, quem sabe, filmar na Índia. Seja como for, neste momento, o objetivo é trazer cinema indiano para cá", diz o ex-produtor da ficção televisiva da Plural.

Para além do audiovisual, a All Around Globe quer trazer especiarias para o nosso mercado, bem como outros produtos indianos e negociar o azeite português para a Índia. Não foi mesmo por acaso que a apresentação de ontem foi feita com pratos indianos bem picantes....Segundo JP, há um desejo forte de promover Portugal na Índia - a produção de filmes turísticos é outra das suas prioridades. Para já, pede a ajuda da Film Comission de Lisboa para ajudar no que for possível este "projeto que irá mudar a imagem de Portugal na Índia". Este Aeroporto está "aberto" na altura do próximo S. Valentim.

Mais Notícias