Barreto Xavier ouvido sobre quadros Miró do ex-BPN

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, vai ser ouvido hoje, no parlamento, sobre as obras do pintor Joan Miró provenientes do ex-Banco Português de Negócios (BPN) com leilão marcado para junho, em Londres.

De acordo com a informação no sítio online da Assembleia da República, a audição está marcada para as 10:00 na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.

A audição de Jorge Barreto Xavier acontece na sequência de um pedido do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS), que obteve a unanimidade dos partidos.

O PS requereu a audição do secretário de Estado da Cultura para prestar esclarecimentos sobre o processo de classificação das obras de Joan Miró e sobre o processo de autorização da sua saída do país.

Sobre o mesmo processo, foi ouvido, a 19 de fevereiro, naquela comissão, também a pedido do PS, Francisco Nogueira Leite, presidente da Parvalorem, uma das empresas estatais criadas para a recuperação de créditos do Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado em 2008.

As 85 obras de arte do pintor espanhol Joan Miró encontram-se na posse do Estado português, desde a nacionalização do BPN, anterior proprietário da coleção.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG