Barreto Xavier no Brasil para criação de centros culturais

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, reúne-se hoje em São Paulo, Brasil, com a titular brasileira da pasta da Cultura, a ministra Marta Suplicy, para discutir a criação de centros culturais nos dois países.

"A criação de um centro cultural português no Brasil e de um centro cultural brasileiro em Portugal" são pontos da agenda do encontro que hoje se realiza entre Jorge Barreto Xavier e a titular da pasta da Cultura, no Brasil, de acordo com o comunicado da secretaria de Estado da Cultura, enviado à Lusa.

"Os dois governantes vão reunir-se com empresários portugueses e brasileiros, com o objetivo de obter apoio para os projetos e programação dos centros", lê-se no mesmo comunicado.

Segundo o mesmo documento, "a ideia foi formulada aquando da visita da ministra da Cultura brasileira a Lisboa, no passado mês de Junho, numa reunião no Palácio da Ajuda".

Para Barreto Xavier, é importante definir com clareza os "objetivos, a missão e os planos de atividades" destes dois centros culturais, cuja criação é entendida como "uma questão de Estado e, como tal, deve ser tratada, para benefício mútuo", lê-se no mesmo texto.

Outra questão que será debatida nestes encontros é "o intercâmbio da produção audiovisual entre os dois países", tendo a ministra Marta Suplicy manifestado já o "interesse em encontrar um sistema que favoreça as coproduções luso-brasileiras e o aumento da difusão de obras portuguesas nas televisões brasileiras".

A agenda da visita de Jorge Barreto Xavier ao Brasil, que vai decorrer até ao próximo dia 30, prevê ainda, na terça-feira, a assinatura de um protocolo do Serviço Social do Comércio de São Paulo com o consulado português, além de uma visita à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e à Pinacoteca e ao Museu da Língua Portuguesa.

Quarta-feira, dia 28, Jorge Barreto Xavier inicia a segunda etapa da visita, na Agência Nacional de Cinema (AnCine), no Rio de Janeiro, onde se deslocará igualmente ao Real Gabinete de Leitura.

No dia 29, quinta-feira, acompanha a ministra brasileira da Cultura, na abertura da XVI Bienal do Livro.

No último dia da visita, 30 de agosto, sexta-feira, Jorge Barreto Xavier tem uma reunião na Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

A deslocação do secretário de Estado português ao Brasil teve início no domingo, 25 de agosto, com uma visita ao Museu de Arte Moderna de São Paulo.

A delegação inclui o presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual, José Pedro Ribeiro, e o representante da administração da RTP João Nuno Nogueira.

Correção do parágrafo que dizia que a ideia era da ministra da Cultura brasileira, por ter sido uma ideia formulada aquando da visita da ministra, numa reunião no Palácio da Ajuda.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG