Obras de Andy Warhol no centro comercial Colombo

Cerca de três dezenas de obras icónicas criadas pelos artistas Andy Warhol e Pietro Psaier, desde a lata de sopa ao retrato de Marilyn, vão estar expostas a partir de hoje no centro comercial Colombo, em Lisboa.

"Andy Warhol Icons - Psaier and the Factory Artworks" é o nome da exposição que é hoje inaugurada, às 18:00, no âmbito do projeto "A Arte Chegou ao Colombo", reunindo um total de 32 obras dos dois artistas.

Desde a lata de sopa Campbell's, que Andy Warhol (1928-1987) transformou em obra de arte, aos retratos da atriz Marilyn Monroe ou do cantor Mick Jagger, as obras reunidas nesta exposição são originais provenientes de uma única coleção estrangeira, disse à agência Lusa fonte da organização.

De acordo com a mesma fonte, as peças vêm da Atlantica Centro de Arte, galeria situada na Corunha, em Espanha, propriedade do colecionador espanhol Salvador Corroto.

Fotografias, serigrafias, desenhos e colagens, e muitos cartazes criados pelo pai da Pop Art, Andy Warhol, vão ficar reunidos numa estrutura criada pelo Atelier de Arquitetura Likearchitects na praça do centro comercial, podendo ser vistos diariamente pelo público entre as 10:00 e as 22:00, até 11 de julho.

A curadoria da exposição é da responsabilidade do crítico e historiador de arte italiano Maurizio Vanni e Guta Moura Guedes, diretora da ExperimentaDesign, associou-se a este projeto que tem como objetivo "levar a arte ao encontro do público".

No final dos anos 1960, Andy Warhol destacou-se como designer gráfico de revistas internacionais como a Vogue e a Harper"s Bazaar, alcançando grande sucesso na produção de imagens para publicidade.

No entanto, viria a explorar o cinema e as artes através da reprodução de imagens de objetos do quotidiano, como as latas de sopa, retratos de personalidades famosas ou sacras, como a "Última Ceia", de Leonardo Da Vinci.

Por seu turno, o artista italiano Pietro Psaier (1936-2004) foi trabalhar para Nova Iorque em jornais na área da imagem nos anos 1960, quando conheceu Warhol, com quem passou a colaborar na cenografia de filmes.

A obra de Psaier desenvolveu-se sobretudo na área fotografia, cartazes e colagens de imagens. Nesta exposição, há obras individuais e outras assinadas por ambos os artistas.

A exposição "Andy Warhol -- Icons" está inserida na terceira edição do projeto "A Arte Chegou ao Colombo", iniciativa lançada em 2011 e que contou com a parceria do Museu Coleção Berardo, em 2011, e do Museu Nacional de Arte Antiga, em 2012.

De acordo com o diretor do centro comercial Colombo, Paulo Gomes, esta iniciativa visa a "divulgação e promoção de atividades culturais fora dos seus espaços tradicionais, permitindo que muitos públicos possam interagir com a Pop Art".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG