André Carrilho em destaque na 'Vanity Fair' de março

O caricaturista português André Carrilho assina uma ilustração na revista norte-americana 'Vanity Fair' de março, na qual retrata artistas norte-americanos, como os atores Brad Pitt e Angelina Jolie e o rapper Jay-Z, numa praia em Malibu.

O processo de criação da ilustração é revelado num vídeo que está em destaque na página da Vanity Fair na Internet.

"É o trabalho mais importante que já fiz", afirmou o autor à agência Lusa.

André Carrilho já colabora há vários anos com a 'Vanity Fair' norte-americana, mas desta vez a publicação pediu-lhe para fazer uma ilustração de duas páginas para uma edição dedicada a Hollywood.

O ponto de partida para o trabalho de André Carrilho era uma ilustração assinada por Miguel Covarrubias, publicada na revista em 1933, tendo como cenário uma praia em Malibu, na Califórnia, com o areal coberto por figuras famosas de Hollywood.

A ilustração foi atualizada em 1985 e em 1995 por outros caricaturistas e com outras personalidades.

Para a edição de 2013, convidaram André Carrilho, fornecendo-lhe a lista de personalidades que deviam estar incluídas na ilustração.

"Tive dois meses para fazer isto e como foi o trabalho mais importante que fiz até hoje decidi fazer um vídeo que registasse o processo, todos os passos. Fiz uma surpresa e mostrei à revista, que gostou muito e decidiu colocá-lo também na página", explicou André Carrilho.

Na ilustração estão retratadas figuras como o casal Jay-Z e Beyoncé, Brad Pitt e Angelina Jolie, Sean Penn, Will Smith, Tom Hanks, Julia Roberts, Robert Pattinson e Kristen Stewart e o cantor Justin Timberlake.

André Carrilho, 38 anos, é o mais internacional dos ilustradores e caricaturistas portugueses da atualidade, colaborando como várias publicações estrangeiras.

Além da 'Vanity Fair', na qual assina regularmente uma caricatura, André Carrilho publica ainda, nos Estados Unidos, em publicações como New Yorker, Los Angeles Magazine e Harper's.

André Carrilho, que tem trabalho também no cartoon e na animação, soma vários prémios portugueses e estrangeiros, entre os quais o primeiro prémio de caricatura do World Press Cartoon de 2009 e o galardão de ouro de ilustração da "Society for News Design" dos Estados Unidos, em 2002, e o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa 2011.

Em 2009 viu uma caricatura do escritor António Lobo Antunes integrar o livro da Taschen "Ilustration Now! Portraits".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG