Receita de Camarão Grego

Nikita Polido partilha uma receita do seu restaurante, Celmar, no Meco, que foi criado em homenagem a duas clientes gregas. Um prato fácil para ser feito também em casa.

A chef Nikita Polido está atualmente à frente da cozinha do seu restaurante Celmar no Meco. Além disso dá aulas na Escola de Hotelaria da Setúbal.

Antes de se dedicar à cozinha estudou numa área completamente diferente: engenharia geológica, mas nunca exerceu.

Esteve em Barcelona vários anos a trabalhar em cozinhas como o La Barra do chef Carlos Abellan, com uma estrela Michelin e antes disso foi sous chef no restaurante Bravo 24 e na cozinha do hotel W. Quando regressou a Portugal trabalhou como food stylist no Raw Studio.

A chef Nikita Politido conta que, nos anos 1990, "recebia muitos estrangeiros no seu restaurante - Celmar -, muito mais do que portugueses. "E umas senhoras gregas pediam para fazer este camarão, com uma cebolada e coberto de queijo. Mais tarde acabámos por colocar na carta com o nome de camarão grego em homenagem às senhoras", explica.

Receita

Ingredientes:
250 g de camarão
200 g de queijo de cabra fatiado
1 cebola pequena
1/4 pimento vermelho
1 dente de alho
1 lima
Ervas frescas q.b.
Azeite q.b.
50 g de manteiga

Confeção:
Descascar os camarões deixando as cabeças.

Numa frigideira, refogar com azeite e manteiga, em lume brando, a cebola e o pimento cortados finamente e o alho picado.

Colocar por cima os camarões, temperar com sal e sumo de lima.

Quando estiverem quase cozinhados, cobrir com as fatias de queijo de cabra, deixar derreter.

Servir com raspas de lima e ervas frescas picadas, como cebolinho ou alhos tenros.

Vinhos para acompanhar:

A chef aconselha um Soalheiro Alvarinho "bem fresco", para "casar com esta receita de camarão". Outra opção de vinhos é um Sottal, branco leve da região de Lisboa.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG