Louis Vuitton quer levar o monograma mais alto. Literalmente
Marca francesa lança papagaio de papel com as famosas LV impressas. Excentricidade, objeto de colecionador, visão de génio do designer Virgil Abloh?
Voar mais alto é objetivo de há muito da Louis Vuitton. Literalmente, desta vez (e perdoe-se o trocadilho fácil). A marca de luxo acaba de lançar um papagaio de papel com asas monogramadas, design e execução de ponta, preço a condizer: 8570 euros. Inclui a bolsa cilíndrica com alça de pendurar ao ombro que transporta o brinquedo - também com LV impresso.
Relacionados

O papagaio Louis Vuitton
© Direitos Reservados
O desenho aerodinâmico do papagaio deverá ajudar a voar, tal como o material de que é feito - nylon ultraleve.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Os objetos saem fora do padrão Louis Vuitton? Não tanto. A LV está disponível para emprestar o seu monograma a muito mais do que carteiras de senhora e malas de viagem. Existem acessórios de bar, existem tabuleiros de xadrez, equipamento desportivo. Recentemente, a marca deu a conhecer uma coleção de mobiliário e iluminação, os Object Nomades.
Estes lançamentos inserem-se numa categoria particular, arte de viver, em que a Louis Vuitton inclui as suas tradicionais malas de viagem, sim, mas também acessórios de tecnologia (como capas de telefone), a coleção de mobiliário, livros e, como não podia deixar de ser, os jogos. O papagaio é apenas mais uma ideia (apenas disponível em algumas lojas).
A primeira vez que o objeto foi visto a pandemia vinha longe. Aconteceu no desfile da coleção de primavera/verão para homem da Louis Vuitton em 2019, o primeiro com a assinatura do atual diretor criativo de homem da marca, Virgil Abloh, 40 anos, o primeiro afro-americano na direção criativa da marca francesa.
Filho de pais ganeses, Virgil Abloh nasceu e cresceu em Rockford, Illinois, e estudou em Chicago (onde ainda vive), uma cidade com um forte movimento artístico de rua, onde o nome de Virgil Abloh se tornou sinónimo de streetwear desde o tempo em que era um estudante de arquitetura que desenhava t-shirts e escrevia em blogues de moda. Ele chama-lhe movimento post-streetwear, aquele em que a cultura hip hop e skate se cruzam com o luxo - o que também explica o gosto por estes objetos aparentemente inesperados que trazem a "rua" para os desfiles e para as lojas da Louis Vuitton.

Virgil Abloh no final do seu primeiro desfile como diretor criativo da coleção de homem da Louis Vuitton, em 2019
© AFP
O m-kite-monogram-nvprod1360011v" target="_blank">papagaio LV faz parte da visão desportiva e aventureira que Virgil Abloh introduziu na marca francesa, desde que ali começou a trabalhar em março de 2018, depois de passar pela italiana Fendi, a parceria criativa com o rapper Kanye West, colaborações com marcas com Balenciaga, Christian Dior ou Nike e ter lançado a sua própria brand, Off White.
Partilhar
No Diário de Notícias dezenas de jornalistas trabalham todos os dias para fazer as notícias, as entrevistas, as reportagens e as análises que asseguram uma informação rigorosa aos leitores. E é assim há mais de 150 anos, pois somos o jornal nacional mais antigo. Para continuarmos a fazer este “serviço ao leitor“, como escreveu o nosso fundador em 1864, precisamos do seu apoio.
Assine aqui aquele que é o seu jornal