A vinha de todos os acasos

Numa manobra pensada e aturada, o empresário Pedro Patrício decide fazer na vinha como na vida transformando um hectare de terra em espaço de excelência e qualidade. Resultados notáveis logo na primeira investida, excelentes vinhos e azeite e sobretudo uma autêntica brigada de luxo, ligada pelo fio da amizade. O nome? Já Te Disse!

O acaso nunca bate à porta mas quando saímos "em busca de algo diferente", como escreveu Holderlin, corremos o risco de dar de caras com o prodígio. Pedro Patrício, gestor hospitalar com 43 anos, sentiu o apelo definitivo e claro numa incursão à Borgonha em 2015, regressando já com a ideia fixa de se tornar vigneron.

Comprou uma vinha de um hectare perto de Estremoz, e o prodígio começou a revelar-se à maneira da torrente como nem o poeta podia ter previsto.

Depois, tudo aconteceu de forma orgânica, numa curiosa elaboração de acasos. Conheceu Joachim Roque, um dos grandes da nossa cena enológica, e o entendimento foi grande, apesar de a dimensão de apenas um hectare estar francamente aquém do que o técnico costumava tratar.

Certo é que o nosso herói convenceu Roque a olhar para o pequeno talhão de vinha como exercício de excelência sem contemporizações, o que atraiu muito o técnico maduro e experimentado que é Joachim Roque. Alicante Bouschet, Petit Verdot e Syrah foram as castas plantadas na vinha de Patrício, e numa outra vinha perto plantaram Viognier, casta branca muito exigente mas muito do agrado de Roque.

Num outro sopro de acaso, surgiu a hipótese de produzir um azeite virgem extra 100% Picual e de repente o projeto estava a ganhar forma. Álvaro Siza Vieira assumiu o rótulo do vinho, Troufa Real o do azeite, ambos os arquitetos a aproximar-se de Pedro Patrício e a voluntariar-se para participar.

O nome era mesmo a única certeza que havia: Já Te Disse. Bizarro mas tem uma explicação trivial para o gestor, além de muito significado sentimental. O avô de Pedro tinha a paixão do campo e da caça e o cão que mais e melhor o acompanhou chamava-se... Já Te Disse! Pois é. A vida tece-as, é caso para dizer.

Vinhos excelentes

Já Te Disse Alentejo branco 2020 (25 euros), graduação de 13% de álcool, 100% Viognier, proveniente da vinha já referida. Evocativo na elegância do melhor de Condrieu, vindima talvez um par de semanas depois do zénite, mas vastamente antes do surgimento dos terpenos que erradamente levam muitos a achar que Viognier tem aromas de pêssego. Anotei no caderno a nota de 89/100 e pus-me em festa, não é todos os dias que nos aparece um Viognier assim.

Quando provei o Já Te Disse Alentejo tinto 2019 (50 euros), graduação de 14,5%, produzido a partir das castas Alicante Bouschet (50%), Petit Verdot (30%) e Syrah (20%), uvas provenientes integralmente da vinha de um hectare que é a alma da casa: aromas de vagem de ervilhas, pedra molhada e grafite a criar uma moldura original e que aguça o sentido de descoberta. A boca é todo um festival de ameixa cozida, chocolate negro e tapenade de azeitona preta. Estrutura de grande talante, indestrutível, taninos muito finos, vestida com uma acidez bem trabalhada. A impressão é de ligeireza e estabilidade, mas este vinho é telúrico, final incrivelmente longo, há aqui material para pelo menos duas décadas de muito prazer! Pontuação: 93/100. Amigo da mesa, não deve ser servido acima de 15ºC e se possível deve ser decantado.

O azeite Já Te Disse virgem extra (15 euros) é de truz e é 100% Picual, uma variedade que não é muito comum mas que aqui se mostra de grande eficácia tanto no tempero como na cozinha. Trabalho excecional de Manuel Norte Santo, o homem do azeite no projeto.

No intervalo de prova dos vinhos fiz uma tortilha de batata, cebola e orégãos que encantou e convenceu. Na prova, mostrou relva cortada, maçã verde e caju, exibindo fidelidade ao património da Picual, em modo delicioso.

São sempre de aplaudir e acarinhar as ousadias de quem segue por caminhos não usados, e o intrépido descobridor Pedro Patrício tem por isso muito para nos dar. Há novidades na calha, por isso devemos todos segui-lo de muito perto.

Venda direta e entrega em todo o país.
Consultar o site:

http://Www.jatedisse.com

Mais Notícias

Outras Notícias GMG