Índice de transmissão é semelhante entre adultos e crianças

Segundo os primeiros resultados do estudo "Kids Corona", a taxa de transmissão é semelhante em crianças e adultos.

O estudo "Kids Corona", realizado em Barcelona, indica que em 411 famílias com filhos um dos pais estava infetado.

A equipa do Hospital de São João de Deus de Esplugues de Llobregat calculou que cerca de 17,5% das crianças e 18,9% dos adultos ficam contagiados com a coabitação. Os mais novos apresentam quadros clínicos mais assintomáticos.

Num total de 724 crianças que integraram este estudo, 63,5% das 127 afetadas não apresentou qualquer sintoma do vírus. As restantes exibiram sintomas ligeiros, como tosse ou febre baixa. E apenas uma precisou de ser hospitalizada.

Enquanto se espera por mais resultados, a equipa científica delineou um segundo estudo que será testado em casas e acampamentos de verão na Catalunha tendo em vista um regresso mais seguro à escola, previsto para setembro.

"No hospital estamos conscientes de que existe uma necessidade científica e social de conhecer dados, ou seja, que todas aquelas decisões que tomamos nesta época em que temos de conviver com a covid-19 são baseadas em dados e podemos tomar decisões da forma mais adequada", afirmou o chefe da ala Pediatria, Juanjo Garcia, ao justificara apresentação destes dados preliminares.

Mais Notícias