Já foram vacinados 16 701 profissionais de saúde. A vacinação em lares arranca no início da próxima semana

Nos lares, a vacinação começa na próxima semana nos 25 concelhos com risco extremamente elevado, sendo alargada aos restantes a partir de 11 de janeiro.

A vacina contra a covid-19 já foi administrada a 16.701 profissionais de saúde, avançou esta terça-feira a ministra da Saúde, Marta Temido.

O número, com base no sistema de registo de vacinas, foi relevado numa conferência de imprensa ao final da tarde, em que a ministra fez o balanço dos primeiros dias da vacinação contra a covid-19.

"[É] um número que ultrapassa aquilo que teriam sido as doses que chegaram no dia 26, mas que reflete já também aquilo que foram as doses chegadas ontem [segunda-feira] e que começaram hoje a ser administradas", sublinhou Marta Temido.

A vacinação contra a covid-19 arrancou no domingo para os profissionais de saúde, um dia depois de ter chegado o primeiro lote de 9750 vacinas da Pfizer/BioNTech. Na segunda-feira, Portugal recebeu mais 70 200 doses.

Nos lares, que fazem também parte dos grupos prioritários para a primeira fase, a vacinação começa na próxima semana nos 25 concelhos com risco extremamente elevado.

A ministra explicou que "estes 25 concelhos têm cerca de 150 estruturas residenciais para idosos e estruturas da rede de cuidados continuados integrados, onde se iniciará a vacinação no início" da próxima semana.

Por região, são 11 no Norte, cinco no Centro, um em Lisboa e Vale do Tejo e oito no Alentejo.

Na semana seguinte, a partir de 11 de janeiro, a vacinação avança para os lares de idosos dos restantes concelhos.

Portugal ultrapassou esta terça-feira 400 mil casos de infeção com o novo coronavírus desde o início da pandemia de covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim da DGS, o país contabiliza hoje mais 74 mortes relacionadas com a covid-19 e 3.336 novos casos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG