Marco Martins reeleito em Gondomar

Candidato do PS e presidente da câmara renovou o mandato com maioria absoluta, resistindo ao regresso de Valentim Loureiro, que conquistou quase 20% dos votos, e à subida de PCP-PEV

O candidato do PS e atual presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, confirmou o favoritismo na corrida ao município, conquistando 45,52% dos votos e os seis mandatos que lhe garantem a maioria absoluta no concelho.

Numa reeleição que acabou por ser segura, ainda que Marco Martins tenha perdido votos face a 2013 e ficado aquém da "grande maioria" que ambicionava, Valentim Loureiro foi claramente o elemento animador e desestabilizador, "roubando" votos principalmente à coligação PSD-CDS, liderada por Rafael Gomes Amorim, a qual viu a sua votação cair praticamente para a metade face a 2013, ficando-se pelos 11,03%.A outra nota de destaque foi a ascensão de PCP-PEV, coligação que chegou aos 15,38% dos votos, ganhando três pontos percentuais.

Valentim Loureiro, que tentou este ano regressar à liderança de um município ao qual presidiu por cinco mandatos (dois pelo PSD e três como independente), o primeiro dos quais iniciado há 27 anos, apostou no slogan: "Valentim Loureiro - Coração de Ouro" e num discurso baseado na evocação da sua obra passada para tentar reconquistar o eleitorado. No final, acabou por atribuir a derrota à "maquina" do PS e do seu secretário-geral, António Costa.

Já Marco Martins considerou a sua vitória uma mensagem contra a "demagogia" e o "populismo" dada por Gondomar ao resto do país.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG