Autoridades marítimas alertam para agravamento do estado do mar

As autoridades recomendam medidas de precaução com as embarcações

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para o agravamento do estado do mar a partir do final da tarde, situação que só deverá melhorar ao fim do dia de sábado.

Num comunicado hoje divulgado, as autoridades avisam que, "de acordo com a previsão do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o estado do mar para o continente, é provável a ocorrência de forte agitação marítima na costa sul de sudoeste, aumentando para dois a três metros, e de oeste e noroeste, com altura que pode chegar aos cinco metros junto à faixa litoral oeste, atingindo picos de seis metros mais ao largo da costa".

As autoridades recomendam, por isso, à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução com as embarcações.

Além disso, aconselham o reforço da amarração e vigilância cuidada até sábado.

"À população em geral, recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima", acrescentam.

Caso exista absoluta necessidade de deslocação até à orla costeira, acrescenta a mesma nota, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Mais Notícias