Já decorre reunião de Conselho de Estado com Christine Lagarde

A primeira reunião do Conselho de Estado desta quarta-feira (3) irá analisar as "perspetivas económicas e financeiras na Europa, em particular na zona euro, e seus reflexos em Portugal".

A primeira reunião desta quarta-feira (03 de novembro) do Conselho de Estado, que conta com a participação, como convidada, da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, começou pelas 14:20.

De acordo com fonte da Presidência da República, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, está presente nesta reunião, na qual não participa, por impedimento de agenda, o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers.

O órgão político de consulta presidencial está reunido no Palácio da Cidadela, em Cascais, no distrito de Lisboa, para analisar as "perspetivas económicas e financeiras na Europa, em particular na zona euro, e seus reflexos em Portugal".

Antes, almoçaram no Palácio da Cidadela o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, a presidente do BCE, Christine Lagarde, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o ministro de Estado e das Finanças, João Leão.

O Conselho de Estado irá reunir-se novamente hoje, a partir das 17:00, especificamente para se pronunciar sobre a dissolução do parlamento e a convocação de eleições legislativas antecipadas, na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022.

Desde que assumiu a chefia do Estado, em março de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa aumentou a frequência das reuniões deste órgão político de consulta, convocando-as aproximadamente de três em três meses, e inovou ao convidar personalidades estrangeiras e portuguesas para as reuniões deste órgão.

O primeiro convidado foi o anterior presidente do BCE, Mario Draghi, em abril de 2016, e na altura também esteve presente o então governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG