Marcelo como nadador-salvador é notícia pelo mundo fora

A ajuda prestada pelo Presidente da República a duas banhistas no Alvor foi noticiada por diversos órgãos de comunicação social estrangeiros, como foi o caso da britânica BBC. A idade, 71 anos, é motivo de espanto.

As imagens de Marcelo Rebelo de Sousa a ajudar a salvar duas jovens no mar, no Alvor, Algarve, estão a correr o mundo, com a comunicação social estrangeira a relatar o feito do presidente da República português, destacando o facto de ter 71 anos, como foi o caso da BBC.

Aconteceu no sábado, logo após Marcelo chegar ao Algarve. As duas raparigas estavam a fazer canoagem, quando caíram ao mar. "Aquelas jovens vinham de outra praia com uma corrente muito grande, foram arrastadas para fora na direção destas praias. Viraram-se [na canoa], engoliram muita água e não foram capazes de se voltar a virar, nem de seguir, nem de nadar, tal a força da corrente", explicou o chefe de estado, já em terra. Marcelo Rebelo de Sousa disse que "a corrente estava muito forte", mas que com a sua ajuda e a de "outro patriota", que estava com um jet-ski, conseguiram trazê-las de volta à areia.

No Reino Unido, a televisão pública BBC publicou esta segunda-feira um artigo. "Presidente português ajuda a salvar duas mulheres aflitas no mar", é o título da notícia do serviço público britânico onde se conta a história, com declarações de Marcelo e se refere que o Presidente estava no Algarve para promover o turismo nacional.

Já o Daily Mail, um tabloide, teve uma abordagem mais à base de imagens, retiradas do vídeo da SIC, e cita os jornais portugueses, com o título "Presidente português salva duas mulheres ao perceber que estavam em dificuldades no mar",

A situação foi notícia em vários países, depois de agências internacionais, como foi o caso da Associated Press (AP), terem relatado o incidente, com difusão inclusive do vídeo.

Mas o heroísmo de Marcelo até cativou figuras do espetáculo. O DJ e produtor Nithin Swaney também comentou na sua conta de Twitter o que considerou ser um ato heroico de Marcelo, aproveitando para criticar a atitude do governo britânico em relação aos migrantes,

O ato do Presidente da República foi logo difundido em Espanha, ainda no sábado, com correspondentes dos jornais de Madrid a darem conta do "salvamento", como foi o caso do jornal ABC.

Em França, o jornal Le Parisien também destacou a notícia. "Aos 71 anos, o presidente português lança-se à água para ajudar duas banhistas", lê-se no título da notícia do diário francês. Vários outros órgãos franceses publicaram artigos sobre o tema.

Também o African-Journal, sediado em Londres, deu a notícia, no que foi seguido por muitos outros órgãos africanos.

Mais Notícias