Governo vai para a estrada para defender Orçamento. Ministros novos de fora

Sessões de esclarecimento vão acontecer entre sexta e sábado em todos os distritos do país e na região Oeste. Costa fala em Lisboa na segunda-feira

O governo socialista vai para a estrada para defender o seu Orçamento do Estado na próxima sexta-feira e sábado. Mas os ministros novos ficam de fora da agenda.

Na segunda-feira, em Lisboa, será a vez do primeiro-ministro, António Costa, defender aquele que é a última proposta de Orçamento nesta legislatura, o quarto negociado e aprovado à esquerda no Parlamento.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, é quem abre as hostilidades nas sessões de esclarecimento que o PS promove por todo o país - num calendário que abrange todos os 18 distritos e ainda a região Oeste, que na organização socialista tem autonomia.

Centeno falará na sexta-feira à noite na Academia Almadense, em Almada, distrito de Setúbal. Nessa mesma noite, em Braga e Bragança, os ministros Pedro Marques e Tiago Brandão Rodrigues dão a cara pelas contas do executivo.

No sábado, é o dia forte destas sessões de esclarecimento: o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, e artífice das negociações com as esquerdas, Pedro Nuno Santos, vai a Coimbra; Matos Fernandes, o ministro do Ambiente que viu agora a sua pasta reforçada com a Energia, dirige-se aos socialistas de Aveiro numa sessão em Albergaria-a-Velha; e Pedro Siza Vieira, o agora superministro adjunto e da Economia, desloca-se a Chaves para esclarecimentos aos militantes de Vila Real.

António Costa reservou para si, e em Lisboa, a noite de segunda-feira para defender o seu último Orçamento antes do final da legislatura, numa sessão no Auditório da União de Associações de Comércio e Serviços.

O quadro divulgado pelo PS esta quarta-feira inclui ainda outros ministros e secretários de Estado. De fora, ficam para já os novos ministros (falta ainda decidir quem vai a Beja): Marta Temido, da Saúde, Gomes Cravinho, da Defesa, e Graça Fonseca, da Cultura, a única que já estava no executivo como secretária de Estado da Modernização Administrativa.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG