Duarte da Costa substitui Mourato Nunes na Proteção Civil. Dos rangers a presidente
Brigadeiro é o senhor que se segue na ANEPC, agora que o general terminou a comissão de serviço de três anos.
O brigadeiro-general José Manuel Duarte da Costa foi o nome escolhido pelo governo para presidir à Proteção Civil, após a saída de Mourato Nunes do cargo, segundo comunicado enviado esta tarde às redações.
"Tendo cessado, no início de novembro, a comissão de serviço do tenente general Carlos Mourato Nunes como Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, indigitou o Brigadeiro-General José Manuel Duarte da Costa para exercer as funções de Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil", lê-se no comunicado.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Com 59 anos, Duarte da Costa é, desde maio de 2018, comandante operacional nacional do Comando Nacional de Operações de Socorro da ANEPC. Sobe assim à presidência da instituição.
Ainda segundo o mesmo comunicado, Duarte da Costa "foi responsável pela direção do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, pela garantia do funcionamento operacional e da articulação com todos os agentes de proteção civil integrantes do sistema de proteção e socorro", bem como "pela coordenação operacional dos comandos de agrupamento distrital de operações de socorro, e por assegurar o comando e controlo das situações que pela sua natureza, gravidade, extensão e meios envolvidos ou a envolver, requereram a sua intervenção".
Contactado pelo DN. o agora indigitado novo comandante da Proteção não quis prestar declarações neste momento.
Eduardo Cabrita agradeceu ainda o "trabalho e dedicação" de Mourato Nunes.