Cemitérios de Lisboa abertos no fim de semana mas com controlo de entradas

Nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, os cemitérios de Lisboa vão estar abertos nos horários habituais, mas a autarquia estipulou uma série de procedimentos e medidas que devem ser respeitados pelos cidadãos durante este período. Vai haver controlo de entradas e o uso de máscara é obrigatório.

Os cemitérios de Lisboa vão estar abertos nos dias de Todos-os-Santos e de Fiéis Defuntos nos seus horários habituais, mas devido à pandemia de covid-19 a câmara municipal estipulou um conjunto de procedimentos e medidas. Para os dias dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro a autarquia estipulou determinadas condições, como o uso obrigatório de máscara, que "deverão ser observadas neste período em que habitualmente os cidadãos se deslocam aos cemitérios municipais para prestarem homenagem aos familiares".

A câmara municipal informa que nestes dias "haverá controlo de entradas" nos cemitérios de Lisboa - onde o uso de máscara é obrigatório -, sendo criados circuitos de entrada e saída. A autarquia informa, no entanto, em comunicado, que, de acordo com a resolução do Conselho de Ministros, "não serão permitidos aglomerados superiores a cinco pessoas, salvo se se tratar do mesmo agregado familiar".

Embora os cemitérios municipais estejam a funcionar nos seus horários habituais, "as diversas missas que habitualmente são celebradas nestes dias nas capelas dos cemitérios não vão realizar-se. As capelas manter-se-ão encerradas", lê-se na nota da Câmara Municipal de Lisboa.

Nestes dias, também estão encerradas as salas de espera e o atendimento nos serviços de administrativos dos cemitérios de Lisboa "será realizado, exclusivamente, por marcação, havendo ainda a possibilidade de as informações diversas poderem ser prestadas através de telefone ou e-mail".

Devido à sua dimensão, no Cemitério do Alto de São João irão manter-se em funcionamento "os miniautocarros existentes, limitando, como até agora, a sua capacidade a oito passageiros"

Durante este período, a Polícia Municipal terá "um reforço do número de efetivos que habitualmente estão à porta dos cemitérios nestes dias", acrescenta ainda o município de Lisboa.

Na semana passada, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que determina a proibição de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00.00 de sexta-feira e as 00.30 de terça-feira, o fim de semana que corresponde ao Dia de Finados.

Em relação aos cemitérios, o governo indicou que "o horário e o modo de funcionamento são uma competência das autarquias locais e assim continuará a ser durante este período".

Mais Notícias