Cascais vai ser o primeiro concelho a testar toda a população

Testes serológicos serão gratuitos. Terão prioridade os habitantes que já estiveram infetados

A Câmara Municipal de Cascais vai tornar-se no primeiro concelho de Portugal a testar toda a sua população, avançando já na próxima semana com testes serológicos capazes de avaliar com elevada precisão o número de potenciais infetados, informou a autarquia no seu site oficial.

Terão prioridade os munícipes que já estiveram infetados, tendo por isso testes PCR positivos, para que se possa aferir da perenidade dos seus anticorpos e logo da potencial imunidade conferida.

Os testes são gratuitos e serão realizados através de colheitas de sangue nos mais de 18 laboratórios, Germano de Sousa e Joaquim Chaves, localizados em Cascais. A Câmara Municipal de Cascais, adicionalmente disponibilizará equipas móveis de enfermeiros que se deslocarão às residências de grupos prioritários ou de risco, para aí procederem à recolha de amostras para análise.

Todo o processo de registo e marcação deve ser feito a partir de quarta-feira, 20.05.2020 através da linha Cascais 800 203 186 ou em qualquer das lojas Cascais.

O munícipe terá de fazer prova de residência, bastando para tal uma fatura da água, declaração das Finanças com morada fiscal ou o cartão MobiCascais. Um único elemento pode fazer o registo para toda a família. O resultado do teste é disponibilizado ao munícipe num espaço de 24 horas e será enviado por email.

O objetivo da Câmara Municipal de Cascais é atingir os 5 mil testes semanais, capacidade máxima dos laboratórios nesta fase.

Esta decisão da Câmara de Cascais surge na sequência de um estudo de prevalência da doença e consequente imunidade em Cascais, o primeiro à população de um concelho português.

Este estudo revelou que 0,7% das famílias de Cascais apresentou presença de anticorpos contra o SARS-CoV2, muito acima dos 0,1% indicados pela Direção Geral da Saúde. Com um erro máximo de +/- 4,83%, o estudo realizado entre 9 de abril e 9 de maio pela Câmara de Cascais, em parceria com a Pitagórica - Investigação e Estudos de Mercado e a Águas de Cascais, abrangeu a aplicação de 429 testes a famílias residentes em todas as freguesias do concelho.

Mais Notícias