"Caiam mortos!". Ataque a estúdio de animação faz pelo menos 33 vítimas
Um homem terá invadido as instalações de um estúdio de animação em Quioto, no Japão, e espalhado um líquido, lançando fogo ao edifício. Autoridades falam de pelo menos 33 mortos e 36 feridos. Suspeito foi já capturado mas não foi ainda revelada a sua identidade e relação com a empresa.
O homem terá entrado no edifício de três andares, lançado um líquido não identificado e ateado fogo. "Caiam mortos", terá gritado. A seguir houve uma grande explosão. É assim que testemunhas descrevem o ocorrido esta manhã, pelas 10.30 locais (2.30 em Lisboa), em Quioto, no Japão, no estúdio de animação KyoAni.
Na última atualização noticiosa, veiculada pela Associated Press, o número de mortos confirmados passou para 33, quando os bombeiros conseguiram chegar ao último andar do edifício. Pelo menos 36 pessoas ficaram feridas, 10 delas em estado grave, informou o oficial do departamento de bombeiros de Quioto, Kazuhiro Hayashi.
Hayashi disse que os bombeiros encontraram o maior número de vítimas no último andar do prédio de três andares, incluindo alguns que estavam nas escadas que levavam ao telhado.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Dois dos mortos foram encontrados no primeiro andar, 11 no segundo andar e 20 no terceiro andar. Estariam no edifício cerca de 70 pessoas.
O suspeito de 41 anos, cuja identidade não foi revelada, não se conhecendo ainda a sua relação com a empresa, foi já capturado e levado para o hospital. As últimas informações locais dão conta de que o suspeito não será, no entanto, um ex-funcionário do estúdio. Foram também encontradas facas no local.
Este incêndio foi o mais mortífero desde 2001, quando um outro incêndio matou 44 pessoas no distrito de entretenimento de Kabukicho, em Tóquio.
Segundo a agência de notícias Efe, fontes policiais disseram que o suspeito já admitiu a culpa nos acontecimentos.
"Testemunhas disseram que ouviram explosões no primeiro andar da Kyoto Animation e viram fumaça", segundo os bombeiros. "Eu ouvi duas explosões altas", disse um homem no canal público japonês NHK. "Ele (o suspeito de atear o incêndio) disse: vocês vão morrer", de acordo com outro testemunho.
O estúdio
O KyoAni é responsável por várias anime (bandas desenhadas ou "desenhos animados") muito populares no país, estando já a decorrer um crowdfunding, sob o título Help KyoAni heal (Ajudemos KyoAni a sarar) que já reuniu mais de 30 mil euros.
Nas redes sociais, fãs do trabalho dos estúdios têm manifestado pesar pelo ataque.
Muitos são os que mostram também a dimensão do incêndio.
A Kyoto Animation foi fundada em 1981 por Yoko Hatta. O seu marido era o presidente da empresa. KyoAni é conhecida por produzir séries de TV de sucesso como A Silent Voice, K-On!, The Melancholy de Haruhi Suzumiya,Lucky Star e Full Metal Panic? Fumoffu.
atualizado às 15.41