Líder da oposição russa faz exames num hospital de Berlim
Equipa de Navalny, que está em coma, suspeita que tenha sido envenenado. O seu estado é estável após a transferência por avião-ambulância desde Omsk, na Sibéria, até à capital alemã.
O avião que transportou o opositor russo Alexei Navalny, que se encontra em coma após suspeita de envenenamento, aterrou ao início da manhã deste sábado em Berlim. Navalny está agora a fazer exames num hospital da capital alemã.
O porta-voz de Navalny e um representante da Organização Não Governamental (ONG) alemã que organizou o voo confirmou à agência noticiosa AP que o avião tinha aterrado.
"Navalny está em Berlim", disse Jaka Bizilj da organização "Cinema for Peace".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"O estado de Alexei Navalny é estável", afirmou Jaka Bizilj pouco depois de o opositor do presidente russo, Vladimir Putin, ter aterrado em Berlim.

Navalny foi transportado até Berlim num avião ambulância.
© EPA/FILIP SINGER
Navalny, internado desde quinta-feira em Omsk, na Sibéria, tinha sido transportado em ambulância para o aeroporto da localidade, para ser transferido para a Alemanha.
Os jornalistas da AFP no local testemunharam a saída de uma ambulância do hospital e a chegada pouco depois ao aeroporto da cidade siberiana, escoltada por uma comitiva da polícia, que entrou depois na pista de aterragem.
Navalny, de 44 anos, está em coma e ligado a um ventilador, depois de se ter sentido mal durante um voo, suspeitando a sua equipa que possa ter sido vítima de envenenamento.
Diagnóstico
Em Berlim, Navalny foi transferido para o hospital universitário Charité, um dos mais reputados da Europa.
A direção do hospital indicou que os médicos estão a efetuar um "diagnóstico médico global" ao opositor russo, que deverá durar "algum tempo". Só depois de realizados os exames é que poderá haver alguma declaração dos médicos.
Apesar de a equipa de Navalny alegar que foi envenenado, os médicos russos não apontaram nesse sentido.
Os médicos do hospital de Omsk autorizaram na sexta-feira a transferência de Navalny para a Alemanha, para receber tratamento, a pedido da família, afirmando que o seu estado era "estável", depois de inicialmente se terem oposto.
A ONG alemã "Cinema for Peace" enviou um avião-ambulância, com uma equipa de médicos especializados no tratamento de doentes em coma, que aterrou na sexta-feira em Omsk.
A mulher do opositor pediu na sexta-feira ao presidente russo, Vladimir Putin, que autorizasse a transferência do marido para a Alemanha, e a equipa de Navalny recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para tentar conseguir autorização para o seu transporte para Berlim.
(Notícia atualizada às 12.30)