Espanha procura suspeito de terrorismo. Barcelona em alerta

A polícia regional está a reforçar a segurança em Las Ramblas e em pontos de interesse turísticos na cidade de Barcelona, como a Sagrada Família.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu um alerta para os seus cidadãos no domingo onde alerta para um possível ataque terrorista em Barcelona durante a época das festas. A imprensa espanhola noticiou esta segunda-feira que os Mossos d'Esquadra estão à procura de um homem que pode estar a planear os ataques. O marroquino, conhecido como B. L., tem 30 anos, e tem carta de pesados.

Na conta oficial do Twitter, os EUA apelam a que sejam tomadas medidas cautelares em Barcelona durante os feriados de Natal e Ano Novo. Especificamente, referem-se a La Rambla.

"Terroristas podem atacar", diz o tweet, "em áreas turísticas, transportes e outras áreas públicas". O Departamento de Estado requer precauções especiais em áreas de circulação de veículos, "incluindo autocarros".

O suspeito tem uma queixa registada em 2006 por insultar a Guarda Civil no aeroporto de Málaga. Segundo o El País, os serviços de informação sabem que viajou de Almería para Nador, em 2015, e de Tangier para Algeciras, em 2018.

A polícia está a realizar inspeções a motoristas de autocarros no centro de Barcelona, e reforçou as medidas de segurança para tentar localizar o possível suspeito. Estão a ser feitas buscas em motéis e hotéis na Catalunha. Por enquanto, não há provas de que esteja em território espanhol.

A polícia regional está também a reforçar a segurança em Las Ramblas e em pontos de interesse turísticos na cidade, como a Sagrada Família.

O Ministério do Interior mantém o nível de alerta terrorista 4, numa escala de 5. Poucas horas antes do ataque em Estrasburgo num mercado de Natal, Espanha já tinha ordenado um "reforço de intensidade especial" nas medidas de segurança antiterroristas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG