Escolas de Grândola e Tondela participam na Sessão Inaugural da 9ª Edição do "Falando da Europa"

Duas turmas dos Agrupamentos de Escolas de Grândola e de Tondela marcaram presença, a 16 de dezembro de 2020, na sessão inaugural da 9ª edição do workshop Media Lab "Falando da Europa", que, desde 2012, conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia e do Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal, através do Espaço Público Europeu - Espaço Europa.

Pela primeira vez em 9 anos, o workshop realizou-se num formato 100% online, reunindo os participantes via Zoom para uma tarde de aprendizagem e debate, com os estudantes da Escola Secundária António Inácio da Cruz (Grândola) a participar a partir das suas casas, enquanto os colegas da Escola Secundária de Molelos (Tondela) assistiram e trabalharam em direto da escola. As restrições impostas pela pandemia acabaram por proporcionar uma oportunidade única de reunir jovens de diferentes pontos do país, permitindo a discussão de temáticas atuais como a Desinformação e o Empreendedorismo.

A oradora convidada para esta sessão foi Rita Tenreiro, embaixadora da iniciativa #EUandMe, que visa a sensibilização dos jovens para os contributos da União Europeia para as suas vidas, e cocriadora do projeto vitivinícola - Argilla Wines.

A sessão arrancou com uma formação dedicada à informação e à escrita jornalística, na qual foram abordados temas como desinformação e fake news, assim como a importância de saber procurar e selecionar a "boa" informação que permite a tomada de decisões informadas.

De seguida, os participantes foram divididos em três redações - rádio, vídeo e online - nas quais criaram diferentes produtos noticiosos com base em notícias reais do DN, JN e TSF sobre temáticas europeias. A atividade permitiu que os participantes se colocassem no papel de jornalistas, investigando, adaptando e reescrevendo notícias, tendo em conta as especificidades dos diferentes formatos jornalísticos.

Finalmente, Rita Tenreiro falou com os estudantes sobre a temática do "Empreendedorismo". A cocriadora do projeto Argilla Wines partilhou com os jovens o processo de entrada no mercado europeu, as vantagens de fazer parte da União Europeia e o apoio que os produtores agrícolas portugueses podem obter ao entrar na competitividade do mercado.

De acordo com a oradora, o papel da União Europeia é fundamental na capacitação dos empreendedores para por em prática os projetos. "Hoje em dia há todo um conjunto de ferramentas e um contexto muito propício a que nós, independentemente do sítio de onde viemos e de onde estamos, consigamos implementar e concretizar ideias", afirmou. Rita Tenreiro falou da Política Agrícola Comum e do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) como exemplos concretos deste apoio europeu. No seu percurso pessoal, destacou a importância do PDR, já que apesar de ter crescido em Lisboa, decidiu mudar-se para o interior de Portugal para trabalhar na expansão da sua empresa.

Para finalizar o workshop, os alunos tiveram a possibilidade de entrevistar a convidada e deixar as suas dúvidas esclarecidas em relação ao tema. "Quais os maiores desafios colocados a um empreendedor em Portugal?" e "De que forma são usadas as redes sociais na Argilla Wines?" foram algumas das questões colocadas pelos estudantes.

Em tom de despedida e de desafio, Rita Tenreiro aproveitou para reforçar a ideia de que o empreendedorismo é uma ferramenta que podemos "despertar" em nós: " (O empreendedorismo) é algo que é inerente a qualquer ser humano mas, como qualquer talento, tem de ser trabalhado, apurado e incentivado... e por isso é que existem espaços como este, abertos à discussão do tema."

O Media Lab - Diário de Notícias - é um projeto de educação não-formal cuja missão visa a promoção da literacia mediática e da informação, através de atividades lúdico-pedagógicas para todos os públicos, em prol de uma participação cívica informada e ativa..

Saiba como participar no site do projeto.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG