Inglaterra reabre escolas a dia 8, mas lojas não-essenciais só em abril e cabeleireiros em maio

Primeiro-ministro britânico apresenta esta segunda-feira o plano para sair do terceiro confinamento, mas não há pressa em avançar rápido.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai apresentar esta segunda-feira o plano para a saída do terceiro confinamento, que começa a 8 de março com a reabertura das escolas, a autorização das visitas aos lares (com a possibilidade de segurar na mão dos idosos) e a autorização para encontros no exterior com uma outra pessoa com quem não se vive. Mas só em abril é que devem abrir as lojas não essenciais.

O plano, descrito pelo The Guardian, prevê que encontros entre grupos maiores (duas famílias ou seis amigos) só se possam encontrar no exterior a partir de 29 de março, quando começam as férias da Páscoa. Mas o comércio não-essencial só deverá reabrir em abril e os restaurantes e pubs só devem poder receber clientes no interior em maio. Será também nesta altura que reabrem cabeleireiros.

"A nossa prioridade sempre foi voltar a ter as crianças nas escolas, o que sabemos ser crucial para a sua educação e para o seu bem-estar mental e física, e também vamos dar prioridade a formas de as pessoas se poderem juntar com os seus entes queridos em segurança", disse Johnson, citado pelo The Guardian. O plano é sair lentamente do confinamento e analisar a situação a cada fase.

A reabertura das escolas a dia 8 é uma medida que não agrada a todos, com alguns sindicatos a defenderem uma abertura faseada, para permitir uma testagem de todos os alunos antes do regresso à sala de aulas.

O Governo britânico anunciou este fim de semana que pretende dar a todos os adultos a primeira dose da vacina contra a covid-19 até 31 de julho, um mês antes da data prevista. Os novos objetivos preveem também que todas as pessoas com mais de 50 anos ou com determinadas doenças tenham sido vacinadas até dia 15 de abril, ou seja, duas semanas antes do prazo inicial, que era 1 de maio.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG