Exclusivo Fissura entre democratas e republicanos transformou-se em cratera

Esta divisão apertada reflete o estado de coisas numa América mais fragmentada do que nunca. A unificação prometida por Biden no discurso de vitória parece muito longe.

Quando uma multidão de insurgentes forçou a entrada no Capitólio norte-americano, durante a certificação da eleição de Joe Biden pelo Congresso, alguns analistas pensaram que esta seria a gota de água para muitos republicanos que se mantinham ao lado de Donald Trump. No entanto, a profunda divisão entre democratas e republicanos ficou cimentada nas objeções à certificação do presidente eleito, que aconteceram mesmo depois da tentativa de insurreição que deixou vários mortos e dezenas de detidos.

"O facto de que ainda houve 138 membros da câmara baixa a alinharem na ridícula objeção à certificação dos votos eleitorais da Pensilvânia, com o único objetivo de agradar a Trump e à sua base, mostra-nos que muitos no GOP ainda acreditam que ele tem um papel crucial no futuro do partido", disse ao DN o professor de Ciência Política Richard Hasen, da Universidade Estadual da Califórnia, Irvine. "Assim que os motins aconteceram, esperava que mais republicanos caíssem em si e não entrassem nesse tipo de atividade performativa."

Mais Notícias

Outras Notícias GMG