Exclusivo Depois do AUKUS, o Quad. Novo capítulo no contrapeso à China

Líderes da Austrália, Estados Unidos, Índia e Japão encontram-se em Washington para dar novo impulso a um grupo que quer conter autoritarismo no Indo-Pacífico.

O Diálogo Quadrilateral de Segurança, abreviado para Quad, reúne hoje em Washington os seus chefes de Estado ou de governo pela primeira vez numa cimeira, depois de uma reunião virtual entre o presidente dos Estados Unidos e os primeiros-ministros da Austrália (Scott Morrison), da Índia (Narendra Modi) e do Japão (Yoshihide Suga) há seis meses."É um encontro histórico e penso que estamos todos ansiosos por ele", antecipou Joe Biden na segunda-feira. De acordo com a agência de notícias Kyodo, a declaração final do encontro, que era ainda objeto de negociação, previa um endurecimento da linguagem em relação às pretensões de Pequim no Mar do Sul da China e no Mar da China Oriental.

Segundo as fontes ouvidas pela agência japonesa, o rascunho da declaração conjunta dos líderes utiliza uma linguagem mais dura do que no passado sobre a situação nas águas em que a China está a intensificar as suas reivindicações territoriais, dizendo que os membros do Quad "se opõem aos desafios à ordem marítima baseada em regras", em especial nos mares do Leste e do Sul da China. Para o primeiro-ministro japonês cessante, "a mudança no equilíbrio de poder trazida pela ascensão da China no Indo-Pacífico, juntamente com o crescente foco interno estimulado pela pandemia, aumentaram a incerteza".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG