Ramalho Eanes

Rafael Pinto Borges

Por Lisboa e por Portugal, Dr. Fernando Medina, estejamos à altura do momento

A petição organizada pela Nova Portugalidade contra o apagamento dos brasões da Praça do Império abeira-se das 14 mil assinaturas. Apoiada pelos ex-presidentes da República Ramalho Eanes e Cavaco Silva, e por figuras de todas as áreas do espectro político, o que fez foi unir os portugueses num grande movimento - movimento pelo patriotismo, pelo património, pela cultura e pela ideia de que o espaço público deve ser de todos, sem perseguição de ideias, memórias ou testemunhos do passado.

Eleições

Presidenciais. Cinco contra um ou quatro contra dois?

As sondagens dão vitória a Marcelo à primeira volta, folgadíssimo. Importa agora olhar o campeonato dos segundos: resultado de Ventura será lido no contexto da recomposição da direita. Ana Gomes corre em pista própria e Marisa Matias encarna a rutura do BE com o PS no Orçamento do Estado. No PCP, as presidenciais serão as primárias de João Ferreira para a liderança do partido.

Entrevista a Vasco Rato

"Passos Coelho é alguém que pode federar o espaço não socialista"

Vasco Rato, académico, ex-presidente da FLAD e antigo dirigente do PSD, critica Rui Rio por não se apresentar como alternativa ao PS, acusa Costa de falta de vantagem reformista e confessa não gostar de como Marcelo assume o mandato presidencial. Sobre a América, diz que Trump tem uma visão para o país e considera que com mudança ou não de líder os Estados Unidos não mudarão de política perante a ascensão da China.