Partido Democrata

Maria da Graça Carvalho

Joe Biden, o presidente construtor de pontes

Depois de uma vida dedicada à política, Joe Biden chega nesta quarta-feira à Presidência dos Estados Unidos em circunstâncias diferentes do que terá imaginado enquanto subia os degraus da hierarquia de Washington. Será um início de mandato marcado pela necessidade de inverter tensões internas como não existiam na América desde a Guerra de Secessão, enfrentar a maior pandemia dos últimos cem anos e ainda tentar recolocar o seu país nas diversas frentes globais, da segurança ao clima.

Trump dos últimos dias

Desde o século XIX que um presidente não executava tanta gente - e quer mais

São vários recordes: não havia tantas execuções federais (10) num ano desde o século XIX, e é preciso recuar a 1889 para encontrar um presidente que como Trump tenha mandado matar após perder eleições. Há até mais três execuções marcadas antes da tomada de posse de Biden - que quer acabar com a pena de morte.

Péssima Companhia

Are you talkin' to me?

Se Taxi Driver acumula uma enorme informação cinéfila, não é menor a presença de outros elementos e influências, desde logo da religião. Nascido numa família católica de Nova Iorque, Martin Scorsese teve uma infância atormentada e, a dada altura, chegou a pensar abraçar a vida sacerdotal. Paul Schrader, por sua vez, é oriundo de uma família alemã estritamente calvinista, de Grand Rapids, Michigan. O pai estudara para pastor, tendo de abandonar essa carreira devido à Grande Depressão de 1929, e Paul foi educado numa rigidez tal que, até aos 17 anos, nunca teve autorização para ver filmes ou ir ao cinema.

Entrevista a Tiago Moreira de Sá

Tiago Moreira de Sá: "Europa é quem tem razões para estar mais feliz com uma presidência Biden"

Em entrevista ao DN, Tiago Moreira de Sá, professor associado da Universidade Nova e investigador integrado do IPRI, garante que, a confirmar-se a vitória quase certa, o democrata tem a difícil tarefa de unir uma América tribalizada. Quanto a Trump, no pós-Casa Branca deverá continuar a influenciar o Partido Republicano.