
Casa Branca


1933-2021
Larry King, o americano que entrevistou o mundo em suspensórios
Bernardo Pires de Lima
Ilusão e realismo
A administração Biden tem sido arrumada sem sobressaltos, casos ou atropelos, recorrendo à experiência e à determinação de muitos que serviram presidentes democratas no passado recente. Só esta normalidade já é um feito político, no meio do caos administrativo deixado por Trump e do cerco democrático exposto pela invasão ao Capitólio. Tal como um presidente divisionista arrasta propositadamente multidões para a irreversibilidade da trincheira, também um presidente de perfil oposto tem mais capacidade para pacificar a sociedade, negociar legislação bipartidária, ser um promotor mais construtivo de soluções na frente externa. Se liderar pelo exemplo não é premissa oca, também a liturgia política precisa de dignidade restaurada.

Economia de Biden
Brian Deese: "Riscos de fazer pouco ultrapassam em muito os de fazer demasiado"
Bernardo Pires de Lima
O erro de uma voluntarista Cimeira para a Democracia
Bernardo Pires de Lima
A equipa Biden
Bernardo Pires de Lima
Riscos de uma transição caótica
São onze semanas a que habitualmente ninguém presta atenção, mas que podem ditar o futuro dos Estados Unidos da América, a qualidade das suas políticas, a coesão da sua administração, a eficácia das suas decisões. A história das transições de poder dá-nos várias lições importantes, o que eleva ainda mais os riscos da atual.
João Lopes
Factos alternativos
Foi em 2017, numa entrevista televisiva, que Kellyanne Conway pôs a circular a noção de "factos alternativos". Depois de quatro anos de presidência de Donald Trump, compreendemos que as suas palavras não tinham nada de anedótico.

EUA
Presidente eleito dos EUA nomeia conselheiro veterano como chefe de gabinete

Joe Biden
Em silêncio, Moscovo e Pequim têm expectativas diferentes
