Trás-os-Montes

Chef e gastrónomo Nuno Diniz

Louvados cozidos e todo o seu séquito de carnes

Chef e gastrónomo, Nuno Diniz fez-se andarilho de encontros com comeres preservados pelo sal, fumo, gordura e açúcar. Catorze anos de caminhos acomodaram em livro mais de cem enchidos e fumeiros nacionais. Elenco que encontra pouso nos cozidos da mesa nacional. Subtraiam-lhes, contudo, a menção à portuguesa, por não lhes reter toda a originalidade que abrigam, refere o também professor na Escola de Hotelaria e Turismo e Lisboa.

Exclusivo

Crítica gastronómica

Do leitão ao ensopado: sete pratos de carne de verão. Por Fernando Melo

Está a canícula instalada em todo o país e o ar livre puxa o petisco em família ou roda de amigos. Saem os pratos da partilha e tradição e apetece ainda mais aqueles que ninguém faz apenas para duas pessoas. O receituário de hortelão, de pastor e de criação fazem bem as honras ao verão e ninguém dispensa os pratos de carne que põem o país em festa. Visita rápida a algumas das mais patrimoniais declinações carnívoras que a tradição soube consolidar.

Encontro de lusodescendentes

"Houve tempos em que professores diziam a pais que não falassem português com os filhos"

Na última semana um grupo de 50 jovens lusodescendentes encontrou-se nas Caldas da Rainha para esbater preconceitos e desenhar um projeto comum, de técnicas de empregabilidade, com um lado solidário. A iniciativa foi da Cap Magellan, a maior associação de jovens lusodescendentes, sediada em Paris. Luciana Gouveia, a delegada-geral (que tinha apenas cinco anos quando a associação foi criada) acredita que os objetivos continuam a fazer sentido: acabar com os clichés da emigração.