VIH

Luís Graça é médico, investigador do iMM, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Entrevista a cientista do IMM

"Vacinas baseadas em RNA dão resposta rápida para pandemias futuras"

Dez meses depois de o SARS Cov2 ter chegado a Portugal e doze meses após circular na China, a ciência descobriu o que há tanto se desejava: uma vacina. E antes de o ano fechar, a União Europeia conseguiu iniciar a vacinação. Mas há incertezas e ses por esclarecer. O médico e investigador do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, falou com o DN sobre os ses das vacinas, as conquistas e desafios para 2021.

Pedro Simas

"Pandemia é como o desporto radical, não podemos baixar a guarda"

A clareza tranquila do olhar e do sorriso é a mesma das palavras com que explica o vírus que veio virar o mundo do avesso. Quem é Pedro Simas, o cientista que desde miúdo desafia o medo em desportos radicais, a quem os amigos chamavam "falta de ar", tal era a sua ânsia de viver, mas aos 50 ganhou serenidade, e que de médico veterinário se fez virologista?

Miguel Castanho

"Uma vacina que não seja segura nem deve ser contemplada"

No Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Miguel Castanho dirige o Laboratório de Bioquímica de Desenvolvimento de Fármacos e Alvos Terapêuticos, onde estuda moléculas capazes de inativar o SARS-CoV-2. Ao DN fala das incógnitas que persistem sobre a covid-19, da preocupação que lhe inspiram vacinas feitas à pressa e de como isso pode vir a impulsionar os movimentos antivacinação.