Festa dos 154 anos do DN é na Praça do Município

Desde o início de dezembro que o evento Histórias de Natal DN/Kia está no centro de Lisboa com entrevistas, concertos e uma exposição de capas do jornal. Hoje é dia de soprar as velas, são 154.

São 154 anos. A 29 de dezembro de 1864 foi impressa a primeira edição do Diário de Notícias (ver capa em baixo). O fundador e primeiro diretor, Eduardo Coelho, sonhou um jornal "acessível a todas as bolsas e compreensível a todas as inteligências". Criou o primeiro jornal moderno português e também a figura do ardina. Neste sábado a festa está marcada para a Praça do Município onde estará presente o atual diretor do jornal, Ferreira Fernandes. Ao final da tarde, depois dos parabéns, a fadista Sara Correia irá dar um concerto no palco em frente aos Paços do Concelho.

Em mais de século e meio de existência o DN marcou vários locais da cidade, como o Bairro Alto, onde o jornal nasceu e funcionou durante 76 anos. Era a Rua dos Calafates que hoje se chama Rua do Diário de Notícias. A segunda sede, no número 266 da Avenida da Liberdade, foi inaugurada em 1940. O jornal está hoje nas Torres de Lisboa, mas deixou como herança as letras góticas a dizer Diário de Notícias na fachada do edifício projetado por Pardal Monteiro e vencedor do Prémio Valmor.

Um jornal do país com uma forte ligação a Lisboa, é "o jornal da cidade", assim lhe chamou o atual presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina.

Um diário fundado no reinado de D. Luís e que atravessou três séculos e vários regimes, como testemunham as primeiras páginas que noticiam o regicídio de 1908, a implantação da República em 1910, a bomba atómica em 1945, a chegada do homem à Lua em 1969, a morte de Salazar em 1970, o 25 de Abril de 1974 ou os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

PROGRAMAÇÃO

29 de dezembro

15.00 Entrevista - Miguel Somsen por João Céu e Silva: balanço do ano de 2018

16.00 Bombaça - Escola Básica n.º 1, Professor Manuel Sérgio, Lisboa

17.00 Ronca de Elvas (a ronca é o instrumento musical que acompanha os cantos de Natal em Elvas)

19.00 Parabéns ao Diário de Notícias

19.05 Concerto Sara Correia (fadista)

Mais Notícias