Os dois carrinhos de brincar de Miguel Sousa Tavares na borda da janela num momento único de autoria
Premium

sophia de Mello Breyner Andresen

Miguel Sousa Tavares: "Não há um único dia em que não me lembre da minha mãe"

Miguel Sousa Tavares tem-se recusado a falar sobre a sua mãe, Sophia de Mello Breyner Andresen. Pela primeira vez, aceita falar sobre este seu lado familiar e revela o que pensa da vida e da obra da grande poeta portuguesa do século XX.

Faz 100 anos no dia 6 de novembro que nasceu Sophia de Mello Breyner Andresen, no Porto. Mãe de cinco filhos do casamento com Francisco Sousa Tavares - Isabel, Sofia, Maria, Miguel e Xavier -, descendência que o poeta Jorge de Sena fez questão de deixar sinalizada num poema sobre Sophia ao iniciá-lo assim: "Versos e filhos, como os que dás ao mundo?"

Em ano de centenário do nascimento da poeta, estão a decorrer várias celebrações por todo o país e em várias cidades do mundo. Para o filho Miguel Sousa Tavares, este é um tema sobre o qual não quer falar e tem recusado participar nos eventos. A justificação é apenas uma, a impossibilidade de dividir Sophia entre a mãe e a figura pública, além de não querer desvendar a intimidade de uma relação que o marcou para sempre.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Contratos públicos

Empresa que contratava médicos para prisões não pagou e sumiu

O Estado adjudicou à Corevalue Healthcare Solutions, Lda. o recrutamento de médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares para as prisões. A empresa recrutou, não pagou e está incontactável. Em Lisboa há mais de 30 profissionais nesta situação e 40 mil euros por pagar. A Direção dos Serviços Prisionais diz nada poder fazer.