Portugal tem 43 concelhos com menos de três casos de covid. A maioria é no Alentejo
Apesar de a região alentejana ter registado alguns dos surtos mais falados das últimas semanas, como Mora, Montemor-o-Novo ou Reguengos de Monsaraz, esta é a zona do país que mais se destaca da lista dos municípios sem covid ou com menos de três casos. Dos 43 concelhos que não constam do boletim da Direção-Geral da Saúde, 19 ficam no Alentejo.

Vila Viçosa, no Alentejo, um dos 43 concelhos do país com menos de três infetados pelo novo coronavírus.
© Nuno Pinto Fernandes/ Arquivo Global Imagens
A pandemia de covid-19 espalhou-se por quase todo o território português, incidindo com maior intensidade nas zonas urbanas com mais densidade populacional, nomeadamente, a área metropolitana de Lisboa e a do Porto. Apesar disto, existem ainda 43 dos 308 concelhos portugueses ou livres do novo coronavírus ou com menos de três casos entre os residentes. 19 destes (44%) localizam-se na região do Alentejo.
Relacionados
Embora nas últimas semanas os concelhos alentejanos de Mora, Montemor-o-Novo ou Reguengos de Monsaraz tenham preenchido grande parte das notícias sobre as cadeias de transmissão mais preocupantes, é nesta região que se situa a maioria dos concelhos que não constam do boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), atualizado todas as segundas-feiras. Entre eles estão, por exemplo, Alvito, Vila Viçosa, Castelo de Vide, Nisa, Ourique, Estremoz [veja no final do artigo todos os concelhos].
A região do Alentejo, que durante os primeiros meses da pandemia teve uma propagação do vírus lenta, aumentou o número de casos no último mês. No entanto, mantém-se como a zona de Portugal continental como menos infetados (887) e a segunda com menos mortes (22).
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A ausência de um determinado município desta lista não significa que o concelho nunca tenha registado um caso de infeção. Quer dizer que esse concelho nunca confirmou, pelo menos, três casos. Pode ter tido um ou dois, uma vez que a DGS não reporta essa informação com o objetivo de proteger a identidade dos infetados.
Para além do Alentejo, o arquipélago dos Açores também se destaca pela positiva, tendo oito concelhos com três ou menos casos.
Lisboa e Sintra registam maior crescimento na tabela que tem agora dois novos municípios
Os dados por município, divulgados semanalmente, revelam um maior crescimento de novas infeções nos concelhos de Lisboa (mais 122), Sintra (mais 102), Odivelas (mais 92), Vila do Conde (mais 69) e Vila Franca de Xira (mais 64).
134 dos 265 municípios que constam no boletim confirmaram um aumento de casos na última semana. Pelo contrário, Mangualde, Montalegre e Calheta revelam um número inferior ao de há sete dias, o que pode ter sido fruto de um acerto por zona de residência dos casos.
Destaca-se ainda a inclusão de dois novos concelhos, que na semana passada não constavam do boletim. São eles Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, (que tem quatro casos de covid) e Porto Moniz, na Madeira (com três casos).
Quanto ao número de infeções acumuladas desde o início da pandemia, Lisboa continua a ser o concelho com maior número de casos (4944). Segue-se Sintra (4140), Loures (2503) e a Amadora (2411).
Numa nota de rodapé no boletim epidemiológico, desta segunda-feira, a DGS esclarece ainda que "a informação apresentada refere-se ao total de notificações médicas no sistema SINAVE [Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica], não incluindo notificações laboratoriais. Como tal, pode não corresponder à totalidade dos casos por concelho".
O mesmo documento revela que, em Portugal, nas últimas 24 horas, morreram mais cinco pessoas e foram confirmados mais 123 casos de covid-19 (um crescimento de 0,2% face ao dia anterior). No total, desde que a pandemia começou, registaram-se 55 720 infetados, 40 880 recuperados (mais 106) e 1801 vítimas mortais no país.
Há, neste momento, 13 039 doentes portugueses ativos a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Mais 12 do que ontem.
63 dos 123 infetados do último dia (51%) têm residência na região de Lisboa e Vale do Tejo. Os restantes casos estão distribuídos pelo Norte (mais 43), pelo Centro (oito), pelo Algarve (seis) e pelos Açores (três).

Veja aqui os 43 concelhos portugueses com menos de três casos de covid:
Alvito;
Avis;
Barrancos;
Borba;
Corvo;
Estremoz;
Fronteira;
Lagoa (Açores);
Lajes das Flores;
Lajes do Pico;
Marvão;
Mêda;
Mértola;
Mesão Frio;
Monforte;
Nisa;
Ourique;
Sousel;
Partilhar
No Diário de Notícias dezenas de jornalistas trabalham todos os dias para fazer as notícias, as entrevistas, as reportagens e as análises que asseguram uma informação rigorosa aos leitores. E é assim há mais de 150 anos, pois somos o jornal nacional mais antigo. Para continuarmos a fazer este “serviço ao leitor“, como escreveu o nosso fundador em 1864, precisamos do seu apoio.
Assine aqui aquele que é o seu jornal