Premium A primeira Volta a Portugal teve cerveja, uma travessia de barco e um amputado

A edição inaugural da principal prova de ciclismo portuguesa foi organizada pelo Diário de Notícias, iniciou-se em Cacilhas e decorreu paralela à linha de fronteira ​​​​​​​durante 20 dias, em 1927.

A tarde de 26 de abril de 1927 foi de grande alvoroço em Setúbal, onde terminou a primeira etapa da primeira das 82 edições da Volta a Portugal em bicicleta. A prova era então organizada pelo Diário de Notícias e pelo jornal Os Sports E foi, precisamente, junto ao edifício do DN, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, que às 13.30 foi feita a chamada para os ciclistas que iam iniciar a prova.

Nesse dia, desde bem cedo, centenas de pessoas concentraram-se na Praça Marquês de Pombal.
E nem o sol intenso que se abatia sobre a capital demoveu os curiosos que queriam assistir ao arranque de uma prova inspirada no famoso Tour de France, cuja primeira edição tinha decorrido 24 anos antes. À chamada responderam 38 ciclistas, que durante 20 dias percorreram Portugal através de um traçado paralelo à linha de fronteira, algo que só tinha semelhança com a prova francesa. Pela frente tinham 1958,5 quilómetros divididos por 18 etapas, com apenas dois dias de descanso já perto do final da prova, em Vidago e nas Caldas da Rainha.

Ler mais

Mais Notícias