Exclusivo Aconteceu em 1998 - Saramago, o memorial de um prémio

Uma fotografia de José Saramago a receber o Prémio Nobel da Literatura encheu a primeira página do Diário de Notícias de 11 de dezembro de 1998. No rodapé, o título - "Saramago, o memorial de um prémio" - remete para um especial de sete páginas no interior do jornal

"Pompa, circunstância e marchas; condecorações, jóias e brilho; casacos, caudas e mantilhas; discursos, canções e hinos - foi muito solene a festa dos Nobel na Casa dos Concertos de Estocolmo, tal como estava previsto no rígido programa desta cerimónia. Mas como a perfeição é divina, e nunca humana, também houve ocasião para um atraso na hora do começo e uma hesitação real - afinal de contas, o rei da Suécia foi o único dos protagonistas que não participou no ensaio geral." Assim começou o texto que registou para o mundo o primeiro Prémio Nobel para a literatura portuguesa.

Entre os muitos textos sobre vida e obra do escritor, há um que refere os tempos em que o autor de obras como o Evangelho segundo Jesus Cristo e Jangada de Pedra exerceu funções de diretor adjunto do Diário de Notícias. A breve mas marcante passagem pelo jornal ocorreu entre 9 de abril de 1975 e 25 de novembro, no "verão quente"

Mais Notícias

Outras Notícias GMG