Exclusivo Ganhar um ponto percentual entre eleitores brancos é tudo o que Biden precisa
Se o candidato democrata conquistar apenas um ponto percentual dos eleitores brancos será o suficiente para inverter os resultados em quatro estados e obter 307 votos eleitorais, para lá dos 270 necessários para chegar à Casa Branca.

Para lá das questões relacionadas com o voto por correspondência, a chave da vitória nas eleições joga-se em quatro estados.
© EPA/DNCC
Ficou para a história (entre outros aspetos), na campanha eleitoral de 2016, a forma como a equipa de Hillary Clinton deu por garantida a vitória em certos estados, em especial no chamado cinturão de ferrugem, no centro-oeste e nordeste, não tendo visitado esses locais fulcrais, ou realizado ações demasiado tarde. Perdeu o Michigan, Wisconsin (democrata desde 1984) ou a Pensilvânia para um adversário que prometeu acabar com a decadência industrial.
Se a campanha democrata ainda não tiver acordado para a importância de jogar em todos os estados, uma ferramenta disponibilizada pelo The Washington Post mostra como a combinação da manutenção dos chamados estados seguros com algumas conquistas serão fulcrais para a vitória de Joe Biden e Kamala Harris no dia 3 de novembro.