Premium O açoriano que foi o pioneiro a descolar das Lajes

Frederico de Melo nasceu e morreu em Angra do Heroísmo. Em 1930 foi o primeiro a descolar e a aterrar no arquipélago com um avião terrestre e não com os hidroaviões, habituais na época.

Frederico de Melo nasceu e morreu em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. É considerado o primeiro piloto aviador açoriano da aeronáutica militar, mas o seu nome é sobretudo lembrado por ter sido em 1930 o pioneiro a descolar e a aterrar no arquipélago com um avião terrestre e não com os hidroaviões, habituais na época.

"O acontecimento deu-se no dia 4 de outubro de 1930 em cerimónia festiva para a inauguração do Campo de Aviação da Achada, um local próximo do que é hoje o aeroporto da ilha Terceira e a Base Aérea das Lajes. O capitão Frederico de Melo, acompanhado pelo tenente Toledo, descolou da primeira pista açoriana em terra batida a bordo de um biplano Avro 504 K da aeronáutica militar. O avião chegara uns dias antes à ilha Terceira por via marítima", conta Mário Correia, que é autor do livro Aviadores Portugueses 1920-1934 - A Aventura dos Pioneiros.

Ler mais

Mais Notícias