NOS vende torres móveis aos espanhóis da Cellnex
Encaixe inicial de venda de cerca de 2000 torres móveis é de 375 milhões de euros mas pode chegar aos 550 milhões.
A empresa espanhola de infraestruturas de telecomunicação Cellnex comprou à portuguesa NOS a totalidade do capital social da NOS Towering num acordo que poderá ascender a 550 milhões de euros com um pagamento inicial de 375 milhões.
O compromisso prevê a aquisição de 100% da NOS Towering e dos seus cerca de 2.000 sites de telecomunicações, um portfólio de torres de telecomunicações localizadas em áreas urbanas (40%), suburbanas e rurais (60%) espalhadas por Portugal, segundo informação da empresa espanhola publicada na Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) de Madrid.
A transação implica um pagamento inicial de cerca de 375 milhões de euros e ainda um "investimento de expansão" de cerca de 175 milhões relacionados com o alargamento do seu perímetro (em até 400 novos sites), incluindo um programa BTS, assim como com outras iniciativas acordadas ao longo dos próximos seis anos.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Nos termos do acordo, a Cellnex, que financia a operação com capitais próprios, e a NOS assinaram um contrato inicial de 15 anos, renovável por períodos adicionais sucessivos de 15 anos, segundo os quais a empresa portuguesa continuará a usar os sites que a Cellnex irá operar.
A NOS informa em comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Lisboa que este acordo lhe irá permitir "continuar a otimizar e expandir" a sua rede móvel de última geração, reforçando simultaneamente a sua capacidade de investimento na criação do valor de longo prazo para a empresa.
"Ao unir esforços com a Cellnex em Portugal, através desta parceria estratégica, a NOS garante as suas necessidades presentes e futuras em termos da sua infraestrutura móvel passiva", sublinha a empresa de telecomunicações portuguesa.
A Cellnex também informa que, com esta transação, o seu 'stock' de vendas futuras contratadas aumentará em dois mil milhões de euros, para um total de 46 mil milhões.
A concretização da operação fica sujeita às habituais autorizações administrativas e das autoridades reguladoras de concorrência dos dois países.
A Cellnex Telecom desenvolve a sua atividade em Espanha, Portugal, Itália, Holanda, França, Suíça, Reino Unido e Irlanda, sendo uma operadora de infraestruturas de telecomunicações e transmissão sem fio, com um portfólio de 61.000 'sites', incluindo os sites contratados até 2027.