Dívida pública sobe 200 milhões para novo máximo em maio
A dívida pública subiu para um novo recorde de 252,5 mil milhões de euros.
A dívida pública aumentou 200 milhões de euros em maio, face ao mês anterior, fixando um novo máximo de 252,5 mil milhões de euros, anunciou o Banco de Portugal esta segunda-feira.
"Para esta subida contribuiu essencialmente o aumento de certificados do Tesouro e de empréstimos", explica o supervisor.
Adianta que "os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 0,7 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou uma diminuição de 0,5 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 229,4 mil milhões de euros".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Desde o início do ano que a dívida pública tem vindo a aumentar. Face ao final de dezembro de 2018 já subiu 7,6 mil milhões de euros.
O Banco de Portugal anunciou em maio que a dívida total na ótica de Maastricht - a que conta para Bruxelas - estava em 250.387 milhões de euros no final do primeiro trimestre deste ano.
Apesar de a dívida ter registado um agravamento nominal de 1,8% até março, face a igual período de 2018, como a economia está a crescer mais, ocorre uma descida no rácio da dívida face ao PIB - um dos principais indicadores de avaliação do país em Bruxelas.
O peso da dívida pública medido em percentagem do produto interno bruto (PIB) desceu para cerca de 120% no primeiro trimestre, o que equivale a uma redução homóloga superior a 5 pontos percentuais (p.p.), a segunda maior dos últimos 12 anos, pelo menos.
Atualizada às 11:20
Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia