Jorge Fonseca e Rochele Nunes ganham bronze nos Europeus

Portugal termina a participação neste campeonato com três medalhas conquistadas

Jorge Fonseca e Rochele Nunes subiram ao pódio este sábado, conquistando a medalha de bronze nas respetivas categorias, nos Europeus de judo em Praga.

Para Rochele Nunes, de origem brasileira e que passou a representar Portugal no início de 2019, esta foi a primeira medalha, na segunda presença em Europeus, depois de em 2019, nos Jogos Europeus de Minsk, ter ficado perto do bronze, sendo quinta classificada.

A judoca garantiu este sábado (21) o pódio, na categoria de +78 kg, ao vencer a bósnia Larisa Ceric por ippon, ao fim de três castigos.

Antes de Rochele, também o judoca português Jorge Fonseca conquistou a medalha de bronze na categoria de -100 kg, ao vencer o georgiano Varlam Liparteliani, por ippon, já no prolongamento do combate.

Jorge Fonseca junta o bronze em Europeus, a sua primeira medalha em absolutos na competição continental, ao título de campeão mundial da categoria, conquistado em 2019 em Tóquio, tornando-se então o primeiro campeão do mundo no judo português.

Este sábado (21), na O2 Arena, em Praga, Jorge Fonseca garantiu o bronze aos 2.26 minutos do 'golden score', período após os quatro minutos regulamentares, e quando Liparteliani foi castigado com uma terceira penalização (shido).

Recorde-se que Portugal já tinha conseguido uma medalha nestes Europeus, através de Telma Monteiro, que foi vice-campeã na categoria de -57 kg.

Na edição deste ano, em Praga, adiada de maio para novembro devido à pandemia da covid-19, Portugal contou com 16 judocas e conquistou três medalhas: bronze por Rochele e por Jorge Fonseca (+100 kg) e de prata por Telma Monteiro (-57 kg).

em atualização

Mais Notícias