Este é Zabivaka, a mascote do mundial de futebol

O lobo siberiano nasceu da ideia de crianças russas e do jeito para o desenho de estudantes de design. Agora promete conquistar o mundo

Zabivaka é "charmoso", "confiante", adora jogar futebol e é um às com a bola. O lobo siberiano é o segredo de sucesso para todas as equipas que vão competir no Mundial de futebol da Rússia 2018. Afinal, este foi eleito com maioria absoluta para ser a mascote do campeonato, naquele que foi considerado um dos processos mais criativos de sempre para eleger uma mascote oficial.

O lobinho promete fazer as delícias de miúdos e graúdos. A ideia para Zabivaka - nome que em russo significa "aquele que marca" - nasceu depois de a FIFA ter auscultado as preferências das crianças russas através de uma inquérito online. Definiu-se que a mascote iria ser escolhida de entre três opções: um lobo siberiano, um tigre e um gato.

Depois disso, foram chamados à ação os estudantes universitários de design que apresentaram projetos ao público, que foram colocados a votação durante um mês.

Zabivaka recolheu 53% dos votos, que ultrapassaram um milhão de participações, segundo dados avançados no site da FIFA.

O presidente do Comité Organizador Local da FIFA Vitaly Mutko define o papel da mascote neste campeonato:

"O seu papel vai muito além de ser simplesmente popular entre os espectadores. A mascote é responsável por inspirar os adeptos, envolvendo a população no futebol e convidando-os a ir aos estádios, a fim de experimentar emoções positivas e memoráveis."

Mais Notícias