"Benfica deve manter aposta corajosa em Svilar. Não se vão arrepender"

Jean-Marie Pfaff, um dos maiores guardiões belgas, fala da força mental de Svilar e diz que elogios de Mourinho o valorizaram

O grave erro de Mile Svilar na sua estreia nas competições europeias, no golo que ditou a derrota do Benfica diante do Manchester United na Champions, não deverá ter consequências na sua afirmação no clube da Luz. Quem o garante ao DN é Jean-Marie Pfaff, compatriota do jovem de 18 anos e considerado um dos melhores guarda-redes belgas de sempre, hoje já retirado e com 63 anos.

"Ele não pode desmoralizar por ter cometido este erro, pois tem a confiança das pessoas do Benfica, ou não teriam apostado num guarda-redes tão novo. Todos os grandes erram e a única forma de ultrapassar este momento infeliz é continuar a jogar e mostrar as suas enormes qualidades. O Benfica deve manter esta aposta corajosa, pois certamente não se irá arrepender!", defendeu Pfaff ao DN. Rui Vitória já disse que Svilar será titular no domingo diante do Desportivo das Aves.

No final do jogo, o jovem de 18 anos garantiu que o golo sofrido não o vai abalar, apesar de as imagens televisivas terem-no mostrado cabisbaixo e a pedir desculpas aos adeptos do Benfica: "Eu sei que ele é muito novo, mas uma das suas qualidades é a força mental. Tenho a certeza de que Svilar se irá levantar e mostrar por que razão o Benfica o foi buscar ao Anderlecht."

No final do jogo com o Manchester United, Svilar recebeu várias manifestações de apoio, desde colegas de equipa a adversários, ao treinador Rui Vitória. Mas, curiosamente, foi José Mourinho quem fez a sua maior defesa, considerando-o um "fenómeno" e adiantando que "só um grande guarda--redes sofreria um golo assim". Palavras que, para Pfaff, contri- buíram para uma maior valorização do guardião: "É excelente ter um dos melhores treinadores do mundo a elogiar as tuas qualidades. Depois destas declarações não me admiraria nada que no próximo ano o Manchester tentasse contratar o Svilar! E de uma coisa José Mourinho poderia estar certo: ganharia um guarda-redes para titular por muitos anos."

O treinador português do Manchester referiu ainda que quem quiser contratar Svilar ao Benfica terá de trazer uma mala cheia de dinheiro. Pfaff concorda e acha escandaloso o baixo valor da sua transferência para a Luz. "Quanto pagaram por ele? Três ou quatro milhões de euros? [n.d.r: o valor foi de 2,5 milhões] É uma verba ridícula para alguém com a sua qualidade e não consigo perceber como o Anderlecht deixou sair um super- guarda-redes para ficar com outros que lhe são inferiores", sublinhou.

Um guarda-redes completo

Jean-Marie Pfaff, grande figura do Bayern Munique e da seleção da Bélgica nos Europeus de 1980 e 1984 e nos Mundiais de 1982 e 1986, explica por que razão aprecia tanto as qualidades do atual dono da baliza dos encarnados. "É muito frio, o que é importantíssimo na posição que ocupa dentro de campo, e consegue transmitir grande segurança aos colegas. Lê muito bem o jogo, conseguindo ser muito rápido a sair dos postes, antecipando às jogadas. Trabalha no duro e é extremamente simpático, o que certamente traz bom ambiente ao plantel", considerou.

Em entrevista ao DN na altura em que Svilar assinou pelo Benfica, Pfaff admitiu que o jovem belga tinha potencialidades para vir a ser melhor do que ele. Opinião que mantém: "Poucas vezes vi um guarda-redes da sua idade com tanto talento. Pode tornar-se uma referência mundial e ser titular durante muitos anos na seleção belga. Mas necessita de ter alguma calma, pois para já a baliza está muito bem entregue ao Courtois, que ainda é muito novo [25 anos]."

Pfaff acha que o Benfica "é o clube certo para Svilar continuar a evoluir", desejando que Rui Vitória "continue a apostar nele, pois só assim se tornará um grande guarda-redes, confirmando as suas grandes potencialidades".

Júlio César e Bruno Varela são os concorrentes de Svilar. A lenda belga confessa que não conhece o internacional sub-21 português, mas quando questionado sobre se o belga já é melhor do que Júlio César, foi prudente. "Estamos a falar de um dos melhores guardiões dos últimos anos... É certo que já não vai para novo [38 anos], mas não sei qual é a sua condição física atual. A decisão sobre quem deve ser o titular é do treinador do Benfica, mas conheço bem o Svilar e volto a dizer que podem confiar nele em Portugal, pois irá dar muitas alegrias ao seu clube", concluiu.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG