Morreu o guitarrista Eddie Van Halen

Fundador da mítica banda de rock com o mesmo nome, nos anos 1970

O músico Eddie Van Halen, guitarrista e membro fundador da famosa banda de rock Van Halen - o seu apelido e o do irmão, baterista da banda - morreu de cancro, informou o filho no Twitter, esta terça-feira. Tinha 65 anos.

"Eu não posso acreditar que tenho que escrever isso, mas o meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu a sua longa e árdua batalha contra o cancro esta manhã", disse Wolfgang Van Halen no tweet.


Van Halen fundou a banda de rock Van Halen nos anos 1970, com o seu irmão e, embora nunca tenha estudado música, tornou-se um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Morreu num hospital da Califórnia acompanhado da esposa, Janie, do filho, Wolfgang, e do irmão e baterista da banda, Alex.

Nascido na Holanda (Amesterdão), em 1955, e criado na Califórnia, Van Halen fundou o grupo de rock com seu irmão mais velho Alex em 1972 e rapidamente os Van Halen conquistaram uma ampla e fiel base de fãs.

Os sucessos clássicos do grupo incluem "Runnin 'with the Devil" e o solo de guitarra "Eruption".

O auge da banda chegou com o disco "1984", que naquele ano rendeu uma indicação aos prémios Grammy . Entre os vários outros sucessos dos Van Halen estão "Dance the Night Away" (1979), "Why Can't This Be Love" (1986), "When It's Love" (1988), "Right now" (1992) e "Can't Stop Lovin' You" (1995).

O mais recente álbum de inéditos da banda foi "A different kind of truth", de 2012, o décimo segundo da carreira do grupo, que vendeu mais de 75 milhões de álbuns ao longo da carreira.

Gene Simmons, o vocalista e um dos fundadores de outra banda icónica de hard rock, os Kiss, já lamentou a perda. "O meu coração está partido. Eddie não era apenas um super guitarrista, mas uma alma genuinamente bonita. Descanse em paz, Eddie!", escreveu no Twitter.

Numa banda conhecida pela sua instabilidade - devido em parte à frequenta rotação de vocalistas, entre os quais se incluem mais notavelmente David Lee Roth e Sammy Hagar - Eddie Van Halen e seu irmão Alex foram os elementos constantes em 12 álbuns de estúdio.

Independentemente do vocalista, o som alto da guitarra de Eddie Van Halen era profundamente influente na música da banda, mas também difícil de imitar. Cresceu a idolatrar Eric Clapton, mas tornou-se ele próprio uma que guiou gerações de guitarristas.

Entrou para o Hall of Fame do rock em 2007.

Mais Notícias