Lúcia Moniz eleita melhor atriz em competição com Michael Caine

A atriz portuguesa foi distinguida no Raindance Film Festival, em Londres, pelo seu "poderoso retrato" no filme Listen, de Ana Rocha Sousa. Os outros nomeados eram a também portuguesa Ana Moreira, pela sua performance em Shadow, e o veterano britânico Michael Caine, por Bestsellers.

A atriz portuguesa Lúcia Moniz foi distinguida com o prémio de melhor atuação pelo filme Listen, de Ana Rocha de Sousa, no Raindance Film Festival, que termina no sábado em Londres.

Este festival de cinema independente revelou esta sexta-feira os premiados da sua 29.ª edição. Além de Lúcia Moniz, mais uma vez distinguida pelo seu papel de protagonista em Listen, havia outra portuguesa entre os três nomeados para "Melhor Performance": Ana Moreira, pelo seu papel em Shadow, do também português Bruno Gascon. O terceiro nomeado na categoria em que Lúcia Moniz venceu era o duas vezes oscarizado Sir Michael Caine, por Bestsellers, de Lina Roessler.

Segundo o júri, Lúcia Moniz, de 45 anos, é reconhecida pelo "poderoso retrato" de uma mãe que enfrenta os serviços sociais britânicos pela tutela dos filhos.

Listen, que estava nomeado na categoria de melhor filme britânico (o vencedor foi The Drowning of Arthur Braxton) é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado em factos reais, sobre uma família de emigrantes portugueses em Londres a quem é retirada a guarda dos filhos por suspeitas de maus-tratos.

A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas, perante o sistema social e judicial britânicos.

Com coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.

Ana Rocha de Sousa conquistou vários prémios em 2020 no Festival de Cinema de Veneza, onde o filme estreou, dois dos quais com particular relevância: o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição "Horizontes".

Em setembro, Listen conquistou cinco Sophia, os prémios da Academia Portuguesa de Cinema, nomeadamente o de Melhor Filme, de Melhor Realização e de Melhor Atriz - para Lúcia Moniz.

Outro nomeado português no Raindance Film Festival foi o realizador Bruno Gascon (por Shadow), mas o prémio de melhor realização foi para a atriz e realizadora francesa nascida no Kosovo Luana Bajrami por The hill where lionesses roar, filme que foi premiado com o "Discovery Award" (prémio descoberta)..

Medusa, da brasileira Anita Rocha da Silveira, foi eleito o melhor filme internacional, e o prémio de melhor argumento foi para King Car, dos também brasileiros Renata Pinheiro, Sérgio Oliveira e Leo Pyrata.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG