Autores

"A extrema-direita veicula o caos para se legitimar como Salazar"

Mais do que em qualquer outro momento da história de Portugal, a investigação As Duas Faces de Salazar encaixa no tempo. Para Rui Carvalheira, «se queremos manter a liberdade de que hoje beneficiamos, há que impedir o recrudescimento de regimes extremistas e autoritários que nos deixam a todos sob a ameaça da arbitrariedade e do abuso de poder». Outras novidades: O Sem Pavor de António da Costa Neves e Conferências e Discursos de Albert Camus.

"O corpo não revela quantas violações aconteceram naquele inferno"

ExclusivoO escritor italiano Davide Enia não ultrapassou o choque com o que viu na ilha de Lampedusa e sentiu-se obrigado a passar a trágica experiência para o papel. Um romance em que as ideologias são afogadas pelas águas do Mediterrâneo, tal como os imigrantes que morrem aos milhares na busca por uma outra vida. Outras novidades: Strindberg de Cristina Carvalho, os contos Anos de Chumbo de Chico Buarque e Livro de Receitas de Alberto Manguel.

As melhores biografias, memórias e diários para este Natal

Seria possível imaginar que Barack Obama e Bruce Springsteen conversassem durante horas? Que após mais do que uma tentativa, Philip Roth tivesse uma biografia? Que Napoleão ainda seduza leitores? Reescrever as vidas de Estaline e de Hitler? Ter o testemunho de Ai Weiwei em primeira mão? Recordar os bocados de tempo que fizeram a vida de Jorge Amado? A resposta é sim, a todas estas figuras que decidiram passar-se a livro e deixar-se conhecer melhor e que neste Natal chegam às livrarias

"O que assusta os muçulmanos na música?"

ExclusivoO escritor sueco David Lagercrantz sobreviveu à continuação da saga Millennium e esta terça-feira é lançado em Portugal o seu policial Obscuritas. Segundo o autor é um flerte com Sherlock Holmes, mas o tema é muito mais político e atual: a cumplicidade da Suécia para com as torturas da CIA em Abu Ghraib após o 11 de Setembro. Outro thriller de perder o fôlego acaba também de ser lançado, Estado de Terror, escrito a quatro mãos por Hillary Clinton e Louise Penny.

A nostalgia de um escritor na primeira pessoa por Murakami

ExclusivoEm oito contos, o escritor Haruki Murakami leva o leitor por uma autobiografia ficcionada, escondendo-se por trás - ou revelando-a de forma clara - do seu poder em transformar o pormenor de um passado num universo literário que casa as obsessões de uma vida com as dos seus personagens. O DN revela a pré-publicação de um excerto do livro. Outras novidades: a biografia de Stephen Crane por Paul Auster e o romance Herança de Vigdis Hjorth.