Festival AniComics leva BD e cultura pop ao Fórum Lisboa

Os desenhadores Osvaldo Medina, Nuno Saraiva e Joana Afonso são alguns dos convidados que vão marcar presença no Fórum Lisboa nos dia 18 e 19 de junho.

O sétimo festival AniComics, dedicado à banda desenhada e à cultura pop, está marcado para os dias 18 e 19 e, pela primeira vez, transita para um espaço maior, o Fórum Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, Mário Freitas, editor e fundador do AniComics, explicou que este festival propõe um programa de atividades que põe em contacto uma comunidade que partilha afinidades e gostos sobre o universo da banda desenhada, dos vídeojogos, das série de televisão e do cinema.

"Há toda uma envolvente que une pessoas de polos opostos. O AniComics tem uma forte presença de banda desenhada, mas não é um evento exclusivo de BD japonesa nem de séries de televisão", disse.

Reconhecendo que o AniComics se tornou num ponto de encontro anual - na Biblioteca de Telheiras -, Mário Freitas destacou a realização de espectáculos de cosplay, nos quais pessoas usam vestuário, maquilhagem e adereços para encarnar outras personagens da BD, do cinema e televisão.

O sétimo AniComics contará ainda com painéis de debates, com workshops relacionados com o universo cosplay, com concursos de vídeo de anime (animação japonesa), torneios de jogos de cartas e de vídeo e com a presença de vários autores de banda desenhada.

Entre os convidados estão os argumentistas André Oliveira, Filipe Melo e Nuno Duarte, os desenhadores Osvaldo Medina, Nuno Saraiva e Joana Afonso.

No AniComics serão apresentados os livros "Vampiro", de Filipe Melo e Juan Cavia, e "O incrível tarantantan de Balbino o Esfutricador", de André Oliveira e Pedro Carvalho. Haverá ainda espaço para uma antevisão de vários livros que estão atualmente a serem produzidos na editora Kingpin Books.

Mário Freitas sublinha que o AniComics se diferencia de outros eventos - como o Iberanime e a Comic Con - pela escala, pela transversalidade de públicos, por tocar em diferentes registos da cultura pop e por ter "um cunho pessoal".

A programação completa do sétimo AniComics está disponível em http://anicomics-lisboa.net/.

Mais Notícias